A realização do Congresso de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), no último dia 10 de abril, reuniu cerca de mil participantes. O evento aconteceu no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.

Os temas debatidos no congresso abordaram “O Valor do Trabalho” e o “Diálogo das Centrais Sindicais no Estado do Ceará sobre a Carta de Liberdades Sindicais de Fortaleza”. O evento reuniu sindicalistas, magistrados, auditores fiscais do trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados e estudantes.

Um dos temas abordados no encontro – “Carta de Liberdades Sindicais de Fortaleza” – pelo membro do Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (GRUPE) e da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Clovis Renato Costa Farias, é resultado de mais de um ano de negociações entre o Ministério Público do Trabalho, as Centrais Sindicais no Estado do Ceará, membros do GRUPE e da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE e será entregue à Organização Internacional do Trabalho (OIT), com sede em Genebra, na Suíça.

O congresso resulta de reuniões promovidas pelo Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (GRUPE) na Universidade Federal do Ceará (UFC) e encontros organizados na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-7ª Região) que culminaram com a criação dialogada do Fórum das Centrais Sindicais do Ceará (FCSEC).