Na última sexta-feira, 3 de maio, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará inaugurou mais uma Núcleo de Atendimento ao Cidadão, no interior do Estado. O município de Aracati, localizado a 150km de Fortaleza, recebeu um núcleo da Instituição. Antes, o atendimento era realizado em uma sala no Fórum da cidade. Dessa forma, não existia um espaço da Instituição apropriado para a população. Hoje, três defensores públicos trabalham em uma sede ampla moderna, com novos equipamentos, localizada na Rua Dom Manuel, 414.

O evento contou com a presença do Prefeito do Município, Francisco Ivan Silveiro da Costa, do secretario de Infraestrutura e Urbanismo, Enéas Porto, da Secretaria de Planejamento e Administratção, Ana Guimaraes, da Juiza do Juizado Especial, Suyane Macedo de Lucena, e da representante do Sebrae, Suyanne Mirela.

O Núcleo é caracterizado pelas amplas salas. Ao todo são três gabinetes para Defensores Públicos com Wcs individualizados, Sala de Estagiários, sala de Mediação/Conciliação, Recepção, Triagem, Copa, sala de fotocópia e almoxarifado.

Durante o ano de 2012, a administração da Instituição esteve focada em realizar melhorias nas Comarcas do Interior do Estado, além de um olhar especial aos locais de atuação dos Defensores na Capital. Colaboradores das áreas de informática, apoio e logística estiveram presentes em todas as comarcas, a fim de prestar serviço de suporte aos Defensores Públicos. A DPGE recebeu doação de terreno na cidade de Quixadá e já iniciou o procedimento para a construção de sede própria.

Além disso, foi inaugurado o núcleo da DPGE em Sobral e está em fase de conclusão a mudança do local de atendimento jurídico ao cidadão na comarca de Caucaia, que também ganhará amplo e confortável prédio.

Fonte: DPGE