O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, na sessão da última quinta-feira (20), o desembargador João Byron de Figueiredo Frota, que se aposenta após 42 anos dedicados ao Judiciário cearense. O ato de aposentadoria foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico na edição desta quinta, dia 20.

O homenageado recebeu das mãos do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, decano do TJCE, placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados ao Judiciário.

O presidente da Corte, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, relembrou a trajetória de Byron Frota. “Sempre foi um bom colega, um homem que atuou com probidade, se dedicou ao estudo constante, procurou fazer justiça a seu modo e fez. O desembargador Byron é daquelas pessoas que quando vai dormir, olha para os filhos e para os netos e pode sorrir pra eles”.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, também prestou homenagens ao magistrado que “sempre foi um juiz íntegro, justo, homem digno e honrado”.

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo ressaltou a dedicação do magistrado ao Poder Judiciário. “O desembargador tem uma trajetória de honradez e se esforça para alcançar a dignidade que a nossa Justiça sempre busca”.

O desembargador Francisco Auricélio Pontes desejou que o homenageado “continue sendo um homem íntegro, de educação exemplar”. O desembargador Rômulo Moreira de Deus destacou que João Byron deixa o Tribunal “em pleno vigor físico, com saúde mental plena para continuar contribuindo com a Justiça”. O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes também ressaltou as virtudes do magistrado, especialmente pela cultura herdada do pai. Enfatizou, ainda, que o homenageado tem uma vida íntegra, além de ser um grande líder de classe.

A procuradora de Justiça Rosemary de Almeida Brasileiro, representando o Ministério Público do Ceará (MPE/CE), desejou ao homenageado “uma caminhar tão profícuo e de sucesso como o seu trilhar na ativa do Poder Judiciário”.

Ao final das homenagens, o desembargador Byron Frota relembrou as mais de quatro décadas dedicadas à Justiça. Os trabalhos começaram em 1971, na Comarca de Coreaú, a mesma onde seu pai iniciou carreira na magistratura.

Foi também juiz nas comarcas de Redenção, Ipú e Fortaleza, além de ter respondido pelas comarcas de Pacatuba, Aracoiaba, Baturité e Maranguape. É desembargador do TJCE desde 20 de março de 2003, onde atualmente presidia a 2ª Câmara Criminal.

Nesse período, o magistrado afirmou ter feito muitos amigos. Emocionado, ele agradeceu as homenagens. “Sou grato pela convivência fraterna, sincera, leal e instrutiva, porque sempre aprendi muito por aqui”. Disse ainda que irá se dedicar à publicação de um livro. “Reuni artigos e discursos e estou com o propósito de publicar. Vou ainda inserir 18 sonetos de autoria de minha mãe, que era poeta”, finalizou.