Acontece nesta sexta-feira (14), às 16h, no Tribunal de Justiça de Justiça do Ceará (TJCE), a posse dos desembargadores Maria Iracema Martins do Vale e Antônio Abelardo Benevides Morais, respectivamente, nos cargos de presidente e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Os magistrados tiveram os nomes indicados pelo Pleno do TJCE, no último dia 19 de abril, e eleitos pela Corte do TRE/CE, no dia 6 de maio, para o biênio 2013/2015. Desde o dia 26 de abril, os desembargadores vêm exercendo, interinamente, os cargos de presidente e vice da Corte eleitoral, por conta da aposentadoria compulsória do desembargador Ademar Mendes Bezerra, que presidia a instituição.

Os magistrados serão os responsáveis pela realização das eleições majoritárias e proporcionais de 2014 no Ceará.

Antes da solenidade, às 15h45, Iracema do Vale e Abelardo Benevides atenderão à imprensa, na Sala de Convivência, no 2º andar do Tribunal de Justiça. O objetivo é facilitar o trabalho dos jornalistas que cobrirão a cerimônia de posse.

Perfis

A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale nasceu em Fortaleza, em 17 de abril de 1952. Filha de Iracema Martins do Vale e do ex-deputado Francisco Ferreira do Vale, tem dois filhos, Paulo e Cláudio Vale, e é casada com João Soares Neto. Concluiu a faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), aos 22 anos, sendo admitida, por concurso público, como técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Bacharela em Administração Pública na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em 1980, tem especialização em Direito Público pela UFC, em 1980, e Processo Civil na Escola Superior do Ministério Público, em 2002. Foi promotora de Justiça, ingressando no cargo, por concurso público, em 1982, oficiando nas comarcas de Beberibe, Aracati, Acaraú, Sobral, Maranguape e Fortaleza. No Ministério Público Estadual (MP/CE) foi promovida à procuradora de Justiça, em 2002, tendo sido eleita em 2004 ao mais alto cargo do MP/CE, procuradora geral de Justiça. Nomeada, em 28 de outubro de 2005, desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, pelo critério do quinto constitucional. No TJCE, foi ouvidora de Justiça (2007 a 2009), eleita presidente da 4ª Câmara Cível, desde 2010, e integrante do Órgão Especial, a partir de 2011. Nos últimos dois anos (2011-2013), foi corregedora regional eleitoral do TRE/CE.

O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, que assume a Vice-Presidência e a Corregedoria da Corte eleitoral, nasceu em Mombaça-CE, em 22/6/1956. Casado com Maria Elisbeth Evangelista Moraes, tem quatro filhos: Abelardo Filho, Ismael, Lisabele e Bianca. É bacharel em Direito e pós-graduado pela UFC. Advogado, promotor de Justiça, e juiz de Direito, de 1984 a 2006, quando foi nomeado, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal. Corregedor auxiliar do TJCE por dois períodos consecutivos, exerceu ainda o cargo de vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e a Vice-Presidência da Associação Cearense dos Magistrados (ACM). Juiz coordenador da Propaganda Eleitoral nas Eleições de 1998, foi membro suplente e depois efetivo do TRE/CE, na categoria juiz de Direito, onde serviu por sete anos e, posteriormente, condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque Souza, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por serviços prestados à Justiça Eleitoral. Desde junho de 2011, vinha exercendo o cargo de desembargador suplente na Corte do TRE/CE.

Fonte: TRE