Em decorrência das manifestações do povo nas ruas, os Poderes da República se apressam em mostrar serviço, querendo dá resposta aos clamores populares.

Inicialmente, o Executivo apresentando aos 27 governadores e 26 prefeitos de capitais os cinco pactos nacionais (responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte e educação). Depois o Judiciário, mandando prender um deputado federal condenado por corrupção e desvio de dinheiro público. Agora o Senado, aprovando, em menos de dois dias, uma série de projetos que estavam engavetados, alguns deles há mais de uma década.

As centrais sindicais também fizeram suas manifestações, mas sabemos que isso é uma farsa para desviar o foco da questão. Elas são governo, apoiam e ajudam a manter os trabalhadores e  os movimentos sociais em rédeas curtas. São infiltrados.

De qualquer forma, as manifestações servem para que os Poderes da República, ouvindo a voz rouca da população, se sensibilizem para os problemas que afetam a sociedade, particularmente a jovem geração de hoje e a classe média.

Assim, paulatinamente, passo a passo, vamos construindo o Estado Democrático de Direito e libertando o país das amarradas da corrupção política.

Tarcísio José da Silva é advogado.