Os membros da Comissão de Segurança Pública da OAB-CE, sob a presidência de César Bertosi, vão fazer visita oficial a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) no próximo dia 21 (quarta-feira), às 9 horas.

O objetivo é conhecer o novo modelo de formação profissional e continuada dos profissionais de segurança pública, para a proteção, orientação e segurança do cidadão, que corresponda aos anseios de uma sociedade mais justa e solidária.

De acordo com o integrante da Comissão de Segurança Pública, Maurício Cruz, entender as estratégias de ensino utilizadas com vistas alcançar as condições de um “Conhecimento Pertinente” – no dizer de Edgar Morin -significa dizer que será necessário conhecer a realidade como um todo, e não apenas uma parte dela.

“Continua dizendo Morin que ‘é preciso ter uma visão capaz de situar o conjunto, não é a quantidade de informações, que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente,  mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto’, menciona Maurício Cruz.

Criada oficialmente pela Lei 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, a AESP abriga a formação de policiais civis, militares, bombeiros e peritos. De acordo com o governo do Estado, beneficiou desde a sua inauguração, há dois anos e três meses, mais de 20 mil profissionais.

Somente no ano passado, 14.933 profissionais de segurança pública passaram pelos diversos cursos de formação inicial, habilitação e ascensão profissional, ensino a distância (EAD) e em instruções e cursos de capacitação.