A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), juíza Helga Medved, participou do III Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação.O evento, ocorrido no último dia 5 de agosto em Brasília, reuniu representantes das justiças estaduais, Federal e do Trabalho.

De acordo com a magistrada, no encontro foi apresentado balanço dos eventos nacionais de conciliação realizados entre 2006 e 2012. Nesse período foram firmados, ao todo, 916.916 acordos. As conciliações movimentaram mais de R$ 5,3 bilhões.

No Ceará, durante a Semana Nacional de Conciliação do ano passado, foram 9.056 acordos, um aumento de 25% com relação a 2011. Para este ano, a meta estabelecida pela supervisora do Nupemec, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, é superar esse número. A data da mobilização também foi definida durante o encontro. Será de 2/12 a 6/12 e, ao contrário de 2012, desta vez não haverá conciliação no final de semana.

Ainda no evento, em Brasília, foram lançadas duas Cartilhas de Divórcio – uma direcionada aos pais e a outra aos filhos adolescentes. O material educativo é resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. A organizadora foi a juíza Vanessa Aufiero da Rocha, que iniciou a implantação de oficinas de divórcio em São Paulo. A experiência resultou no aumento do índice de satisfação das partes após a separação. A taxa chegou a mais de 94%.

A juíza Helga Medved destacou que o divórcio é considerado a segunda maior tragédia humana, atrás apenas da morte. Por isso, segundo ela, é preciso trazer o exemplo de São Paulo para o Judiciário cearense. “Essa abordagem mais humanista do divórcio é importante porque pacifica a família e, sobretudo, preserva os filhos”. A magistrada disse, ainda, que as cartilhas serão distribuídas aos juízes das varas de família.

NOVO GESTOR

No III Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação também foi apresentado o conselheiro Emmanoel Campelo, novo coordenador do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do CNJ, responsável pelo evento. Ele assume o biênio 2013/2015 em substituição ao conselheiro Neves Amorim, que esteve à frente do comitê no período de 2011 a 2013.

Fonte: TJCE