“Ordem Pública, Segurança e Justiça”. É o tema da palestra a ser proferida pelo advogado Francisco Eudório Fernandes, membro da Comissão de Segurança Pública da OAB-CE, no próximo dia 11, às 19 horas, no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia (Fesac).

A palestra tem como público alvo os advogados enquanto membros das Comissões com o objetivo de fazer uma leitura da indignação que está nas ruas, que não deixa de “ser uma busca da Justiça, não da lei, mas justiça como ideia, noção ou principio”. Dai ter como tema “Ordem, segurança e Justiça”, que nas palavras do professor catedrático de Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Paulo Ferreira da Cunha, citando Pessoa: “A ordem é nas sociedades o que é a saúde no individuo. Não é uma cousa, é um estado. Resulta do bom funcionamento do organismo, não é esse bom funcionamento. Na sociedade (…) quando aparece a desordem a sociedade sã procura logo não manter a ordem, que pode ser provisória ou aparente, mas atacar o mal que produziu a desordem.A exclusiva preocupação da ordem é um morfinismo social”. Ele conclui “não só ordem, não só segurança, mas justiça”.