A exposição que comemora a Semana da Pátria foi aberta na manhã da última sexta-feira (06), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A mostra “Símbolos Oficiais e a Construção da Identidade Nacional” ficará disponível para visitação do público até a próxima quinta-feira (12), no 1º andar do Palácio da Justiça, no Cambeba, em Fortaleza.

O vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, que está no exercício da Presidência, conduziu a solenidade de abertura da exposição, composta pelo Brasão das Armas, Selo e Hino Nacional, além das 12 bandeiras utilizadas ao longo da história do país.

“O sentimento de nacionalidade se apresenta muitas vezes nas competições esportivas, mas deve ser lembrado a todo momento. Os símbolos representam os valores de um povo e a luta dos heróis que representaram a pátria”, declarou o magistrado.

Na ocasião, o Coral do TJCE entoou o Hino Nacional e o Hino da Independência. O evento, organizado pela Assessoria de Cerimonial, é resultado da parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado, que cedeu parte do acervo.

“Sem história não há nação. Desde que o povo se organizou politicamente, surgiu a necessidade de se preservar a memória para projetar o futuro”, disse o presidente do Memorial do Poder Legislativo, Osmar Maia Diógenes.

Na ocasião, os visitantes receberam o folder “Hino Nacional brasileiro, quem compreende, faz história”, impresso pelo Parque Gráfico do Tribunal. O material apresenta versos comentados pelo tradutor Wayne Tobelem dos Santos.

A publicação será entregue a estudantes que visitam o Tribunal, por meio do programa “Justiça e Cidadania”, criado para trazer maior proximidade entre Judiciário e comunidade.

Estiveram presentes à solenidade os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Sérgia Maria Mendonça Miranda, Maria Iraneide Moura Silva, Maria Gladys Lima Veira e Paulo Airton Albuquerque Filho; os juízes Mírian Porto Mota Randal Pompeu e Emílio de Medeiros Viana (auxiliares da Presidência do TJCE) e Antônio Araújo (vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados), além do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE), Ricardo Bacelar. Também prestigiaram o evento secretários, assessores e servidores.

A Semana da Pátria é alusiva ao Dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, ocorrida em 1822.

Fonte: TJCE