O cearense Ricardo Barreto assume, nesta terça-feira (17), a vice-presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, participará da solenidade de posse da nova diretoria da AMB. Barreto é defensor das eleições diretas nos tribunais estaduais de Justiça.

Para assumir a vice-presidência da AMB, Ricardo Barreto deixará a presidência da Associação Cearense de Magistrados, passando o cargo ao juiz Antônio Araújo.

O presidente da AMB será o juiz João Ricardo dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que irá suceder o desembargador Nelson Calandra, do Tribunal de Justiça de São Paulo. A AMB é considerada a maior Associação de Juízes do mundo, com mais de 14 mil associados.

João Ricardo encabeçou a chapa Unidade e Valorização, eleita em 23 de novembro com 5.628 votos (59,35%), para compor os Conselhos Executivo e Fiscal da AMB nos próximos três anos. Aos 53 anos de idade, 23 dos quais dedicados à Magistratura, o titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre venceu a disputa assumindo os compromissos de priorizar a defesa das prerrogativas da Magistratura, a valorização da categoria, a modernização do Poder Judiciário e a ampliação do diálogo com a sociedade.