Dr.Carlos Rebouças, Delegado Andrade Jr. , Dr. Luiz PimentelO presidente da Comissão Temática de Prerrogativas do Advogado Criminalista da OAB-CE, Carlos Rebouças, iniciou trabalho junto às delegacias de polícia para que seja garantido aos advogados o respeito às prerrogativas asseguradas pelo Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94).

As principais reclamações dos advogados criminalistas referem-se à dificuldade de acesso ao cliente preso; quando o acesso é permitido, a autoridade policial não disponibiliza local apropriado, dificuldade de o advogado ser recebido pelo delegado; e a não autorização, por parte da autoridade policial, para que o advogado possa ter vista dos inquéritos policiais.

Para solucionar estes impasses, o presidente da Comissão participou de reuniões, juntamente com o secretário geral da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Luiz Pimentel, e o delegado geral de Polícia Civil, Andrade Júnior, e o delegado chefe do Departamento de Polícia Especializada, Rommel Kerth.

O delegado geral garantiu que irá encaminhar uma portaria para todas as delegacias determinando que sejam respeitadas as prerrogativas dos advogados que ali atuarem. Da mesma foi a decisão do delegado chefe das delegacias especializadas disse que irá se empenhar para a mudança desta realidade na advocatícia.