JuriA Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) do Ceará promoverá, de 14 a 18 de setembro, a I Semana Estadual do Júri. O evento visa julgar a maior quantidade possível de ações penais relativas a crimes dolosos contra a vida. Neste ano, o encontro acontece também em virtude da II Semana Nacional do Júri, promovida pelo CNJ no último mês de abril, em que o poder judiciário cearense ficou em 4º lugar nacional, com a realização de 240 sessões de julgamento, dentre 365 sessões agendadas.

Esse número representa a efetiva realização de 66% do total de júris pautados para essa Semana, no qual 125 júris previstos não ocorreram, por motivos ligados a não apresentação do réu ou a impossibilidade de comparecimento de magistrados, promotores, defensores ou advogados. Segundo dados do CNJ pertinentes às metas do ENASP, o Ceará, em 2014, era o 5º estado com o maior número de ações penais de competência do júri em tramitação iniciadas até dezembro de 2009.

Em grau de cumprimento relativo à meta, o estado ficou em 22º lugar, tendo julgado durante o ano somente 22,9% desses processos. Com isso, a Semana Estadual do Júri propõe promover o cumprimento das referidas Metas, de forma a conceder à sociedade a efetiva resposta jurisdicional esperada, a partir da contribuição dos advogados que atuam nas varas de competência do júri.