13081945_1105295506210363_1355267030_nO advogado cearense, Jorge Silveira, um praticante e difusor do esporte Badminton há mais de 10 anos, acabou de ser selecionado para compor a equipe de arbitragem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Jorge atuará como juiz de linha, onde auxilia o árbitro principal nas partidas, observando e sinalizando se a peteca cai dentro ou fora da quadra. Ao lado do advogado, mais dois profissionais devem compor a equipe de arbitragem.

A organização da competição selecionou os melhores juízes de linha do país espalhados pelos mais diversos Estados. Ao todo, estarão nas Olimpíadas Rio 2016, 80 juízes de todo o mundo, sendo 50 brasileiros. Do Ceará serão apenas três: Jorge Silveira e mais dois educadores físicos.

“O caminho até a convocação oficial para as Olimpíadas não foi fácil, mas com a ajuda de meus colegas de trabalho e familiares, consegui conciliar os prazos processuais e o calendário esportivo”.

Jorge já esteve em diversos eventos realizados pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), pelo COB e até mesmo pela Federação Mundial de Badminton (BWF).

“Eu já venho me preparando para esse momento há alguns anos. O evento das  olimpíadas será um marco em minha carreira esportiva.”

Após as Olimpíadas, o advogado afirma que irá trabalhar ainda mais para massificar o esporte no Estado em parceria com a Federação de Badminton do Ceará – FEBACE, a qual ajudou a fundar em 2007 e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Sobre o esporte Badminton
O Badminton é um esporte muito conhecido na Ásia, já é o segundo esporte mais praticado no mundo, exigindo do atleta muito reflexo e preparo físico. É o esporte de raquete mais rápido do planeta, uma peteca pode atingir mais de 300 km/h. Ele surgiu na Índia durante a fase da colonização inglesa, século XIX. No país asiátixo, o jogo levava o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

Badminton nas Olimpíadas 2016
Os jogos de Badminton acontecerão no Riocentro – Pavilhão 4, na Barra da Tijuca-RJ entre os dias 11 e 20 de agosto. As vagas serão garantidas por meio do ranking mundial, que será divulgado em maio deste ano.