A Comissão de Saúde da OAB Ceará, em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública (MP-CE), realiza a partir da próxima segunda-feira (25/04) uma série de visitas aos hospitais públicos que  possuem obras inacabadas e abandonadas. O objetivo das inspeções é avaliar as condições estruturais das casas de saúde. Os hospitais a serem visitados serão sorteados na véspera e a inspeção será surpresa.

Durante as visitações serão analisadas a capacidade de leitos, os motivos das paralisações de algumas obras, os profissionais disponíveis, equipamentos e medicamentos. O presidente da Comissão de Saúde da OAB Ceará, Ricardo Madeiro, avalia a importância das conclusões das obras. “Nós calculamos que, caso sejam concluídas, nós tenhamos aproximadamente 300 leitos só no município de Fortaleza. Tratando-se do Estado, também tenhamos mais 300, ou seja, totalizando 600 leitos”, explica Madeiro.

O calendário de visitações vai até o dia 23 de maio. Também estão na lista de locais que devem ser inspecionados, o Hospital da Mulher, que funciona com apenas 50% da sua capacidade; o Hospital Regional de Quixeramobim, que apesar de inaugurado há 14 meses, permanece sem funcionamento; e os Hospitais de Quixadá e Santa Terezinha de Caucaia.

Entidades importantes também foram convidadas para participar da ação. Dentre elas, a Procuradoria da República no Ceará (MPF), Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e dos Municípios (TCM-CE), Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas da União, Núcleo de Defesa Saúde da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza, Sindicato dos Médicos do Ceará, Vigilância Sanitária do Ceará (VISA-CE), Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Saúde de Fortaleza (SINTSAF), entre outros.

Ao final das visitações, será realizada, no dia 20 de junho, audiência pública promovida pela OAB-CE e pela Promotoria de Defesa da Saúde Pública. A Sessão será das 8h às 18h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Durante a audiência, também será realizado o III Fórum Estadual da Saúde.