WhatsApp Image 2017-03-02 at 11.56.44A OAB Ceará, por meio da Comissão da Mulher Advogada, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Intitulada ‘Assédio Não. Mulher: O respeito é seu por direito’, a campanha visa conscientizar as mulheres sobre a importância de saber identificar o assédio, combater e denunciar.

A campanha será lançada em visitas ao Fórum Autran Nunes, às 8h, e ao Fórum Clóvis Beviláqua, às 14h, onde será realizada a parada das mulheres, um protesto da OAB Ceará. Nas ocasiões, serão distribuídos panfletos, adesivos e bottons em alusão à iniciativa. Para aderir à campanha também nas redes sociais, baixe o twibbon clicando aqui.

O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, ressalta a importância do movimento. “A luta incessante pela igualdade de gênero não pode ficar adormecida. O mês de março é sempre um marco na luta e conscientização pela igualdade e respeito à figura feminina, cujo papel é fundamental para a sociedade em todas as profissões. Temos orgulho em incentivar a participação mais ativa da mulher e esperamos conseguir combater todo e qualquer tipo de assédio e desrespeito”, disse Mota.

“Dia 8 de março é um dia simbólico, resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e de direitos sociais e políticos. É um dia importante para nos mobilizarmos em prol de um único objetivo: nossa valorização e respeito. O mundo se prepara para uma “greve geral”, onde se protesta contra o feminicídio, exploração no trabalho e violência contra as mulheres. Junte-se”, diz a vice-presidente da OAB Ceará, Roberta Vasques.

Movimento Eu Paro

Além disso, a Ordem manifesta apoio ao movimento “Eu Paro”, criado e difundido por mulheres no mundo todo. O movimento consiste em uma espécie de protesto do público feminino contra a violência masculina e pela defesa dos direitos reprodutivos. O dia central da iniciativa será 8 de março, quando ocorrerá uma greve geral das mulheres.

Grupos feministas de países como Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, República Checa, Equador, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Irlanda do Norte, Irlanda, Israel, Itália, México, Escócia, Coreia do Sul, Suécia, Turquia, Uruguai e EUA, entre outros, confirmaram a convocatória que tem o objetivo de deixar escritórios, lojas, fábricas ou qualquer trabalho sem a presença do sexo feminino para protestar contra a desigualdade de gênero.