O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, esteve com o presidente da Subsecção do Cariri Oriental, Armando Basílio, na quarta-feira (03/04), realizando visitas e ações às comarcas da região. Pela manhã, a passagem pelo Fórum da comarca de Milagres possibilitou a verificação da precária situação das condições de trabalho da advocacia. Atualmente, o Fórum funciona onde deveria ser a residência oficial do Juiz de milagres, cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O presidente Erinaldo Dantas ouviu as principais críticas da advocacia na região, observou a estrutura do espaço e colocou a OAB à disposição para realizar uma obra para construção de uma sala de apoio. “Vamos realizar essa solicitação ao TJ/CE e buscar uma melhora nas condições de trabalho da advocacia. O espaço é muito pequeno e, visivelmente, não fornece condições dignas de trabalho para os operadores do direito”, destacou. Segundo o Magistrado da comarca, Juiz Judson Espíndola, já foi autorizada uma reforma e, no prazo de 15 dias, será iniciada uma reestruturação no Fórum para ampliação das salas de audiências, onde no atual momento, é uma garagem.

O Fórum de Mauriti foi a segunda visita realizada. Após ouvir as reivindicações dos advogados e advogadas, o presidente da seccional salientou a tentativa de tornar Mauriti na condição de entrância intermediaria.

No período da tarde, em Jati, uma escola pública foi escolhida para ser contemplada pelo projeto “OAB na Escola”, promovido pela comissão temática da OAB Cariri Oriental. “A educação liberta e transforma. Invistam no estudo, contem com o apoio da escola e desse projeto magnífico promovido pela OAB”, discursou o presidente Erinaldo Dantas.

Para a última visita do dia, o presidente da Subsecção do Cariri Oriental, Armando Basílio, apresentou a situação do Fórum de Porteiras, que não possui magistrados. “Aqui, temos uma boa sala para a advocacia, mas isso não adianta quando não podemos contar com a presença de juízes”, ressaltou Armando.

Encerrando a agenda de compromissos, o presidente da OAB Ceará participou da solenidade da posse da diretoria da Subsecção do Cariri Oriental para o triênio 2019-2021. A cerimônia aconteceu no Cineteatro de Brejo Santo, e teve como presidente reeleito, o advogado Armando José Basílio. A diretoria será composta, ainda, pelo vice-presidente, Sebastião Furtado; a secretário-geral, Cícero Saraiva; o secretária-geral adjunta, Maria Madalena Pereira; e o tesoureiro, Francisco Vicelmo Feitosa.