A OAB Ceará, em mais uma ação solidária, ofereceu orientação jurídica à população, durante a manhã de serviços do Projeto Regional Cidadã, promovida pela Prefeitura de Fortaleza.

A ação realizada no último sábado (4), na Casa José de Alencar, em Fortaleza, contou com a presença do Conselheiro Federal da OAB, Hélio Leitão, de representantes das Comissões da Mulher Advogada; dos Direitos da Pessoa Idosa; do Direito Previdenciário e Assistência Social; Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem; e das Políticas Públicas Sobre Drogas que puderam atuar como voluntários no projeto.

De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, Christiane Leitão, participar do evento foi enriquecedor. “Foi muito bom porque pudemos atender muita gente da comunidade. Um evento importante demais. É um ganho individual para todos os que realizam esse trabalho voluntário e para sociedade também. É lindo de se ver”, destacou.

Segundo o presidente da comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco, o evento foi capaz de promover o contato direto da OAB com a sociedade, principalmente com aqueles que mais precisam receber orientação jurídica. Além disso, também propicia uma interação entre as diferentes comissões da Ordem, das mais diferentes temáticas, em uma mesma iniciativa. “Isso fortalece o trabalho das comissões e a atuação da OAB como um todo”, afirmou.

A população também teve acesso a serviços como: emissão de documentos, vacinação, atividades lúdicas infantis, conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, com a distribuição de mudas de árvores frutíferas e, especialmente, sobre o descarte correto do lixo doméstico.

Segundo a advogada e secretária da Regional VI, Darlene Braga, esse programa visa gerar um engajamento cívico da população e a OAB participa como protagonista. “Os advogados estão dando um exemplo de cidadania”, disse.

A OAB irá participar de mais uma ação que já tem data marcada. Será no sábado, dia 11 de maio, na Igreja Novidade de Vida, no Bairro Sapiranga, também das 8h às 12h. O evento também contará com prestação de serviços e orientação jurídica.