A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-CE realizou, na quinta-feira (2), uma palestra sobre “Mediação e a maneira adequada no tratamento do conflito”. O evento contou com o palestrante Adolfo Braga, mediador e árbitro pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB).
Foram difundidas à advocacia, ideias sobre uma nova cultura pacífica, e social em prol da resolução adequada dos conflitos. “Buscamos fomentar uma nova mentalidade entre os advogados, com um tratamento mais adequado e humanizado dos conflitos. Nossa gestão tem como interesse a promoção de cursos e palestras para os colegas advogados, bem como, a execução de projetos práticos que estimulem e difundam o instituto da Mediação de Conflitos”, ressaltou Suzyanne Pessôa, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/CE.

O presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas, induziu o compromisso da criação e implementação da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem, durante sua gestão na OAB, bem como ressaltou a importância do serviço para a advocacia. “A proposta da criação de uma Câmara de Mediação é importante e necessária para toda à classe. Proponho tentarmos resolver o assunto na OAB antes de irmos ao judiciário, dessa forma, a Ordem em parceria com a comissão, estarão dispostos a trabalhar a favor da advocacia, em busca da desburocratização do judiciário. ”, afirmou.

Na ocasião, Erinaldo Dantas parabenizou a Comissão pelo sucesso envolto da palestra, especialmente à Darlene Braga, ex-presidente da Comissão Especial de Mediação, por seu trabalho iniciado na gestão passada; e à Suzyanne Pessôa, por proporcionar a continuidade de grandes ações agora à frente da Comissão.

O evento contou com o lançamento do livro “Mediação, Conciliação e Arbitragem: teoria e prática volumes I e II”, uma obra com artigos versando sobre a mediação de forma abrangente.
A atual secretária da Regional VI e ex-presidente da CEMCA, Darlene Braga, salientou a contribuição realizada aos estudos de Mediação, bem como a homenagem proferida pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, simbolizado a entrega do prêmio Mediatore. “O lançamento da Coletânea traz grande contribuição para a efetivação da cultura de paz. Fico feliz de ter contribuído e coordenando a obra. Devo salientar o quanto foi emocionante a homenagem que recebi pela Comissão. Um dia para guardar na memória ”, finalizou.

Foram homenageados com o prêmio Mediatore: Tereze Neumann Duarte Chaves, Desembargadora e Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJCE); Darlene Braga, atual Secretária da Regional VI da Prefeitura de Fortaleza e ex-presidente da CEMCA; Adolfo Braga Neto, Consultor da ONU, do Banco Mundial do Ministérios da Justiça de Angola, Cabo Verde, Brasil e Portugal. Especialista em Arbitragem, Mediação e Negociação pela FGV; Marcia Maria Vieira de Sá, atual 2ª Vice-Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará e ex-presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/CE.