Aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, a abertura do I Colégio Nacional dos Presidentes Jovens, realizado em Maceió – AL. O evento contou com os 27 presidentes da jovem advocacia das Seccionais da Ordem e reuniu palestrantes renomados no cenário jurídico para discutir assuntos importantes para a temática.

Para o Presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC) da OAB-CE, Timóteo Fernando, que esteve presente na ocasião, o maior objetivo do encontro foi o compartilhamento de projetos e ideias implementados no Estado que possam ser expandidos em nível nacional. “A gente se reúne para deliberar vários temas que possam, de alguma forma, engrandecer a jovem advocacia de todo o país. Pautamos sobre o Plano Nacional de Inclusão da Participação da Mulher Advogada e programas que envolvem a inclusão racial, de gênero e da pessoa com deficiência.

A abertura do evento foi marcada pela aula magna que foi ministrada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan, falando sobre a temática “O Advogado pelos Olhos dos Tribunais”. Na programação, também foram realizados seis painéis com os temas ‘O Papel da OAB no Controle da Constitucionalidade das Leis’; ‘Os Reflexos da Reforma Trabalhista no Mercado de Trabalho dos Advogados; ‘O Pacote Anticrime: Heterodoxo ou Ortodoxo’; ‘O Estatuto da OAB e as Pautas da Jovem Advocacia’; ‘Advogado Online – Publicidade e Marketing nas Redes Sociais’; e ‘Os Paradigmas da Reforma Previdenciária’. O evento foi encerrado com a palestra do advogado Cleto Carneiro, com o tema “Como Domar um Leão por Dia”.

Na ocasião, também foi lançado o aplicativo PROADV, que automatiza o agendamento de prazos, cadastro de processos e pauta de audiência automática de acordo com os tribunais. Para Timóteo, o aplicativo é uma criação “fantástica”. Ele diz ainda que o aplicativo é de suma importância, uma vez que o software vai conseguir realizar a organização profissional que todo jovem advogado necessita. O APP é fruto de um convênio firmado pelo Conselho Federal, e é um programa que pode ser utilizado tanto no computador convencional quanto no smartphone.

O presidente da CAAIC ressaltou a importância de discutir e trocar ideias inovadoras com todos os Estados. “Tem um projeto que eu quero desenvolver no Ceará, inclusive no encontro eu descobri que em Pernambuco já existe, sobre a Residência Para o Jovem Advogado, que consiste no seguinte: o jovem advogado recebe a sua OAB, com isso ele passa um período em escritórios de médio a grande porte para poder passar por um período de aprendizado e engrandecimento profissional. Depois dessa experiência, a expectativa é que o jovem saia com condições básicas para o exercício da advocacia”, finaliza. O próximo encontro Nacional dos Presidentes Jovens deve acontecer na segunda quinzena do mês de outubro, no estado do Rio de Janeiro.