O Tribunal de Justiça do Ceará já está dando os encaminhamentos necessários, junto à Solftplan, empresa responsável pelo sistema de informática do Tribunal, para tornar mais acessível a navegação por parte da advocacia, especialmente, no campo de consulta processual do site, de modo que o trâmite dos processos na Sejud seja mais transparente.

Essa ação do TJCE atende a um pedido da OAB Ceará. O presidente da Seccional Cearense, Erinaldo Dantas e os conselheiros estaduais, Thiago Morais, Everardo Lucena e Mariana Pedrosa estiveram no Tribunal de Justiça, em reunião com o superintendente na área judiciária, Nilsiton Aragão, nessa quinta-feira (9), para deliberar sobre o andamento da solicitação.

Segundo Erinaldo Dantas, a OAB quer que o TJ dê transparência à movimentação dos processos na Sejud. Da forma que é atualmente, algumas informações do sistema não aparecem para os advogados ou para quem consulta o processo. “À pedido da OAB Ceará, será alterado o sistema de informática do Tribunal de Justiça para que o advogado possa ter esse controle do trâmite processual nas Sejuds e, com isso, possa economizar tempo. Com mais informações sendo disponibilizadas no sistema, o advogado vai poder perceber imediatamente, por exemplo, quando houver um erro da vara e será possível corrigir de maneira célere, para que o processo corra com a urgência necessária”, explicou.

Segundo Everardo Lucena, o trabalho do servidor vai ser colocado na tela, passo a passo, para que o advogado conheça e possa acompanhar todo o trâmite do processo. “Cada passo que o processo andar dentro da nova Sejud, o advogado vai ter conhecimento. Os processos que correm em segredo de justiça, não poderão ser acessados”, pontuou.

O superintendente da área judiciária do TJCE, Nilsiton Aragão, afirmou que está atendendo ao pleito da classe e trabalhando para que essa transparência seja efetivada logo no começo da implantação da nova Sejud. “Nós ouvimos a OAB em reuniões anteriores e em audiência pública. Agora, estamos trabalhando para que a mudança seja efetiva e realizada o mais rápido possível”, concluiu.

Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.