Ocorreu na última quarta-feira (26), o Lançamento de Campanha de Conscientização Contra o Uso Abusivo de Drogas, durante o XVI Inclusão Sem Censura, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento foi promovido pelo Laboratório de Inclusão, no qual contam com profissionais da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), e contou com a participação da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB Ceará.

O debate faz alusão ao Dia Mundial do Combate ao Uso de Drogas, que visa efetivar o processo de elaboração de fundamentos e argumentos sociais, construindo um debater acerca da criminalização do uso de drogas previsto no artigo 28 da lei 11.343. O debate contou com a participação da presidente da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas, Vanessa Venâncio, o também membro da Comissão, Ítalo Alencar e o delegado Marciliano Oliveira Ribeiro, interagindo através de elaborações opiniões argumentativas, voltadas contra e a favor da criminalização.

Na ocasião, destacaram-se assuntos voltados especificadamente a criminalização, bem como ao uso da maconha. A Campanha de Conscientização Contra o Uso Abusivo de Drogas, promovida pela Comissão da OAB/CE, faz referência a substâncias lícitas ou ilícitas. Vanessa Venâncio, presidente da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas, destaca sobre o objetivo do evento para a sociedade em geral. “Queremos fornecer a sociedade, argumentos que levem a pensar “o que são drogas? ”, sejam elas criminalizadas ou não, o intuito é fornecer uma visão humanitária e de acessibilidade. De fato, foi um excelente debate, contamos com um público diversificado como bacharéis em direito, estudantes e advogados. ”, concluiu.