Nesta terça-feira (25), a OAB Ceará deu mais um grande passo em defesa da sociedade. Atendendo a ação civil pública da Seccional, a Justiça suspendeu o aumento da tarifa de água de 15,86%, que estava sendo aplicada pela Cagece, permitiu a majoração no percentual de apenas 4,31% e estabeleceu multa de R$ 100 mil reais por dia, em caso de descumprimento. A conquista foi a principal pauta dos discursos durante a solenidade de entrega das 63 carteiras dos novos advogados aprovados no Exame de Ordem, servindo de mote para reforçar o verdadeiro papel da advocacia. “Que todos possam se sentir bem nesta casa e sigam cumprindo com a nossa verdadeira missão de defender a Constituição e o Estado democrático de direito. Estou muito honrado em dar essa notícia a vocês, sabendo que milhões de pessoas que pagam a conta de água serão beneficiadas”, comemora Erinaldo Dantas, presidente da OAB CE.

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil e Conselheiro Federal da OAB-CE, Hélio Leitão, chamou atenção para a importância social e política da profissão e fez um convite “para que todos se envolvam nas lutas da nossa OAB”, destacou. “Uma ação judicial produzida por esta instituição, buscando exercer sua função na defesa da cidadania contra as taxas abusivas que eram cobravas, alcançará, nada mais, nada menos, do que seis milhões de cearenses, e hoje estampa todas as capas de jornais. Uma prova de que essa Casa está honrando sua missão de ser salvaguarda dos direitos do povo”, conclui Leitão.

Na cerimônia, a Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), na pessoa da secretária-geral, Rachel Cabral, deu dicas de como dar o pontapé inicial nessa nova fase. “É natural o jovem advogado se sentir inseguro para dar os passos iniciais. Mas, as primeiras e mais essenciais pessoas que vocês terão para divulgar o seu trabalho são os seus familiares e amigos. E aproveito para relembrar que a OAB está de portas abertas para todos, por isso venham, conheçam as Comissões, participem, tenham contatos com colegas advogados”.

Feliz pela neta que estava recebendo a carteirinha, dona Fátima Araújo, funcionária pública, não conteve a emoção. “A Larissa é minha neta-filha. Como fui eu quem a criei, pude participar de toda a luta dela. Na verdade, foram muitas renúncias nossas. Para mim, ela é só orgulho. Hoje eu não tenho palavras para expressar tamanha felicidade”. Para Larissa Alves, todo o esforço compensou. “A minha avó sabe o quanto tivemos que abdicar para alcançar o meu sonho, que também era dela. Eu sempre gostei do Direito, sempre me vi lutando pela justiça, e hoje está sendo um momento mágico. Não consigo nem mensurar o quanto estamos realizadas”.

Durante o ensejo, a tesoureira-adjunta da OAB CE, Katianne Wirna, falou de temas como respeito, igualdade, e ressaltou trabalhos da tesouraria dentro da gestão. O secretário-geral da OAB CE, Pedro Bruno Amorim, incentivou os jovens advogados e disse estar confiante na bela trajetória de sucesso que irão trilhar. Já o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Sávio Aguiar, apresentou os serviços e benefícios à classe, bem como Andrei Aguiar, presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), ressaltou a importância de dar esse suporte acadêmico intelectual para a advocacia.

Compuseram a mesa da solenidade de entrega de carteiras: O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o presidente nacional da Comissão de Direitos Humanos, Hélio Leitão; o conselheiro estadual, Roberto Vieira; o tesoureiro da OAB CE, Rodrigo Costa; a tesoureira-adjunta da OAB CE, Katianne Wirna; o secretário-geral da OAB CE, Pedro Bruno Amorim; o secretário-geral adjunto, David Peixoto; o presidente da ESA, Andrei Aguiar; o presidente da CAACE, Sávio Aguiar; a secretária-geral da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Rachel Cabral; o presidente da Comissão da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco; a conselheira estadual; o advogado, Thiago Procópio; conselheira estadual suplente, Nathalia Dantas; e o presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Hebert Reis.