A OAB Subsecção de Juazeiro do Norte, por meio das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa; do Direito de Família; e dos Direitos Humanos, participaram de uma caminhada visando a conscientização ao combate da violência contra a pessoa idosa, idealizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (SEDEST), na quinta-feira (13).
A OAB Juazeiro do Norte teve como intuito fortalecer os direitos estabelecidos por meio do Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 2003, bem como despertar o empoderamento dos idosos, para que os mesmos envelheçam de forma digna e ativa. A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da subsecção, Fabiane Danni, destaca a importância da participação da comissão durante a ação. “Nossa comissão deu apoio total ao município, principalmente por que é uma luta, que muitas das vezes é esquecida. Devemos reforçar que todos podem denunciar tais crimes por meio do disque 100 e ficarmos sempre vigilantes com as diversas formas de violência às pessoas acima de 60 anos”, afirma.

Foram percorridos aproximadamente 1,5km, desde a Praça da Prefeitura de Juazeiro do Norte, até o SESC (Serviço Social do Comércio). A caminhada teve como objetivo a garantia por proteção aos direitos dos idosos com base em princípios éticos e humanitários, mas também, conscientizar e preservar a saúde, assim como a integridade física desse público. O presidente da Subsecção Juazeiro do Norte comenta o grande trabalho de união entre as Comissões, atuando, de forma efetiva, para a sociedade. “São ações como essa que mostram a importância de preservar a saúde e a integridade dos idosos. Neste triênio, temos o compromisso de trabalhar pelo benefício social e também na luta constante pelas prerrogativas da advocacia”, disse.

Ao final do evento, grupos de idosos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (SEDEST), Serviço Social do Comércio (SESC), Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência do Idoso (CRI), realizaram uma apresentação de dança aos presentes na caminhada.