“Foi muito satisfatória a visita ao Tribunal de Justiça do Estado Ceará, nessa terça-feira (2), quando fomos muito bem recebidos pelo presidente da instituição, o desembargador Washington Araújo”, afirmou o presidente da Subsecção de Crateús, Alexandre Maia. O encontro foi articulado pelo presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e contou também com a presença do diretor de prerrogativas da Seccional Cearense, Márcio Vitor de Albuquerque.

Dentre as demandas da Subsecção de Crateús, Alexandre Maia elencou como prioridades: a situação dos Fóruns de Independência, que foi feito reivindicação da construção de um novo Fórum, e de Ararendá, com relação ao volume de processos, melhorias na parte de infraestrutura do Fórum de Ararendá, com a criação de uma sala da OAB e a garantia de acessibilidade; e a urgente necessidade de criação de uma segunda Vara em Ipueiras. Além disso, pontuou também a necessidade de novos funcionários para as comarcas de Monsenhor Tabosa, Ipaporanga, Poranga e Crateús. Neste último município foi requerido juiz titular para primeira Vara e mudança da sala da OAB para um espaço mais amplo nas instalações do Fórum Estadual.

Todos os pleitos foram recebidos pelo desembargador Washington Araújo e, dentro do possível, serão atendidos. Ele explicou que as medidas estão contempladas no projeto “+ Interior”, que tem investimento de R$ 30 milhões para melhorar o atendimento ao público e ao advogado e facilitar o trabalho dos magistrados, dos servidores e demais operadores do Direito. “As atividades já iniciaram e envolvem construção e reformas de fóruns, substituição de móveis, computadores e aparelhos de ar-condicionado e outras ações para gerar mais conforto aos usuários”, afirmou Washington Araújo.

O presidente do TJCE também afirmou que a virtualização estará em todo o Ceará até o final deste ano, bem como a digitalização, que está prevista para ser concluída em dezembro de 2020, mas que o Tribunal trabalha no estudo da antecipação do prazo.