A presidente da Subsecção do Maciço de Baturité, Janaína Nunes; e o secretário-geral da Subsecção, Leal Filho, estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (2), com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo. O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, foi o articulador desse momento e também participou, juntamente com o diretor de prerrogativas, Márcio Vitor de Albuquerque. “Esta é mais uma ação efetiva da nossa gestão para garantir o diálogo franco e produtivo com o Tribunal de Justiça”, afirmou Dantas.

Na ocasião, Janaína Nunes apresentou as principais demandas das comarcas que estão sob a responsabilidade da Subsecção do Maciço de Baturité. Destacou o déficit de magistrados e de servidores para atender à demanda; e explicou que algumas comarcas que se tornaram vinculadas, recentemente, apresentam algumas precariedades no funcionamento.  Além disso, solicitou a reforma do Fórum Coronel Virgílio Távora, de Baturité, que está funcionando, temporariamente, em um prédio cuja capacidade deixa muito a desejar.

A boa notícia é que o presidente do Tribunal de Justiça, Washington Araújo, aprovou e assinou um ofício para a reforma do prédio. “Isso é um grande resultado que estamos levando para o jurisdicionado e também para a advocacia do Maciço. O TJ nos ouviu e está disposto a nos ajudar”, declarou Janaína Nunes. Ela complementou afirmando que o Fórum funcionava no memorial da cidade, uma estrutura grande, capaz de comportar a sala da OAB, da Defensoria Pública, do Ministério Público, mas passou por problemas de manutenção e precisou ser desocupado. “Atualmente, o fórum funciona num espaço muito pequeno, a OAB ficou sem uma sala para a advocacia. Com a reforma, voltaremos a ter um espaço adequado”, comemorou.

Sobre o déficit de magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça espera minimizar a situação ao agilizar a implantação do sistema E-saj, o que segundo o desembargador Washington Araújo, vai permitir que parte do trabalho seja realizado remotamente. Com relação à situação das Comarcas Vinculadas, os problemas pontuados durante a reunião, serão verificados para que as Comarcas possam funcionar de forma plena.