Na última sexta-feira (2), a Comissão de Direito Eleitoral (CDE) realizou mais um Democracia em Mesa, trazendo o tema “A Mulher na Política: as barreiras invisíveis no processo eleitoral”, que reuniu, na sede da OAB Ceará, personalidades de renome local e nacional, bem como a sociedade civil, para debater sobre o tema. Foram convidadas para ministrar palestra no evento: a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Juliana Diniz; e a advogada e professora de Direito Eleitoral e Constitucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eneida Desiree Salgado.

Entusiasmado, o presidente da Seccional, Erinaldo Dantas, ressaltou, em discurso de abertura, o grande trabalho que está sendo desenvolvido pela entidade. “A gestão 2019/2021 deu mais posse a presidentes mulheres do que homens. Uma gestão onde as mulheres têm mais voz e vez. Não só as mulheres, abrimos espaço para a diversidade e, aqui na OAB, queremos todos unidos em prol de boas ações. Eu fico muito feliz com o evento promovido pela Comissão de Direito Eleitoral e espero que possamos inspirar mais nessa questão, sendo um celeiro de novas grandes lideranças femininas na advocacia brasileira”, afirma.

Fernandes Neto, presidente da CDE, relata que a Ordem tem a preocupação de colaborar com a sociedade. “Trazer temas como esse é de extrema relevância, por se tratar de um problema muito sério, que é a questão do racismo político contra as mulheres. É necessário explorar mais o tema, mostrar ainda mais para a sociedade a importância da inclusão e do papel feminino na política ou onde a mulher quiser”.

Convidada a palestrar no evento, Eneida Desiree Salgado, professora da Universidade Federal do Paraná, destacou que a ideia do encontro foi “demonstrar alguns dos fatores que estão impedindo que as mulheres entrem se mantenham na política, sejam eles econômicos, sociais ou de mentalidade. Precisamos discutir como enfrentar isso, também através do Direito”.

Para Juliana Diniz, essa é uma questão bastante crítica na sociedade. “As mulheres foram, historicamente, reservadas no espaço doméstico, e isso cria muitas dificuldades para que possamos ser inseridas em algumas atividades, como por exemplo, a participação na política. Então, o desafio é a gente entender o que pode ser feito para transformar essa realidade e permitir uma maior inclusão feminina”, explica a professora, que parabenizou a OAB pela iniciativa de “criar um ambiente favorável para a construção de uma outra cultura de debates em favor das mulheres que, lentamente, vai se enraizando e se multiplicando”.

Coquetel de Lançamento

Logo após o debate, aconteceu o lançamento do livro “Partidos Políticos: desafios contemporâneos”, de autoria do presidente da CDE, Fernandes Neto. “Esse meu livro pretende ser, ousadamente, uma teoria geral sobre os Partidos Políticos, mas também faço uma reflexão do momento atual, olho para a história do passado e projetei medidas que tendem a melhorar o futuro”, ressalta Fernandes Neto.
Estiveram presentes na mesa de abertura: o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fernandes Neto; o juiz de Direito, do Tribunal Regional Eleitoral, Roberto Viana; a presidente do Instituto Cearense de Direito Administrativo, Lígia Melo; e o professor e procurador-geral da Assembleia Legislativa, Rodrigo Martiniano.