“A homenagem é para todos aqueles que lutam pelo exercício da justiça e da cidadania com coragem, bravura e respeito às leis”. Essas foram as palavras usadas pelo vereador Plácido Filho, na noite da última terça-feira (13), durante Sessão Solene da Câmara Municipal de Fortaleza, em homenagem ao Dia da Advocacia, celebrada neste mês, e aos 86 anos da OAB Ceará. Na ocasião, importantes nomes para cenário cearense foram lembrados.

O Presidente da Seccional, Erinaldo Dantas, parabenizou os homenageados e reafirmou a importância da advocacia para a sociedade. “A nossa profissão garante a efetividade do Estado Democrático de Direito. Nós, advogados, temos o privilégio de levar justiça às pessoas”, falou emocionado. Na oportunidade, ele reforçou a necessidade de lutar pelas prerrogativas da profissão, bem como citou conquistas que já estão sendo alcançadas nessa gestão, como o peticionamento eletrônico dos processos físicos e os alvarás eletrônicos.

Entre reencontros e homenagens, Meton Sampaio, de 98 anos, não escondeu a emoção ao ser condecorado. “É muita satisfação poder estar aqui, ser lembrado. Eu não esperava. Fiquei muito emocionado”, disse o advogado, abrindo largo sorriso. Para Raimundo Bezerra Falcão, que também já presidiu a Ordem, essa noite foi uma verdadeira demonstração de apreço. “Isso me tornou efetivamente feliz, dada a circunstância de que se trata de uma consideração que vem à tona tão logo as pessoas levem em conta o nome e a vida da gente”.

O conselheiro estadual Marco Antônio Sobreira se mostrou muito feliz com a homenagem. “É sempre um prazer receber qualquer forma de reconhecimento e, esta em especial, vinda não só dos vereadores de Fortaleza, mas também da Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Secçção do Ceará”, disse. Assim como Marco, o advogado José Maria Rios, que também recebeu as devidas homenagens, demonstrou bastante orgulho “por ter uma história dentro da OAB e ser reconhecido por isso”.

Convidada a falar em nome de todos os que receberam homenagens, a vice-presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa aproveitou o ensejo para fortalecer a luta das mulheres na sociedade. “Como mulher advogada, ressalto que, apesar de sermos maioria entre os estudantes de Direito, infelizmente ainda somos minoria ocupando os mais altos postos nas empresas, nas entidades de classe, nos espaços de fala e decisão. São inúmeros os desafios enfrentados por nós, mulheres, o que pode vir a dificultar a nossa ascensão. Mas, como membro da Comissão Estadual e Nacional da Mulher Advogada, tenho como meta difundir o plano de valorização de mulher advogada na defesa das nossas prerrogativas. Nós não queremos apenas preencher a cota dos 30%. Nós queremos a legítima e efetiva representatividade feminina na advocacia, pois juntas somos mais fortes”, enfatizou.

Os homenageados da noite foram: Emerson Castelo Branco Mendes; Rosângela Maria Carvalho Viana; Antônio Cleto Gomes; Leandro Vasques; José Maria Rios; Francisco Irapuan Pinho Camurça; Luiz Djalma Barbosa Bezerra Pinto; Alexandre Rodrigues de Albuquerque (in memorian); Meton Sampaio; Alexandre Aguiar Maia; Marco Antônio Sobreira Bezerra; Ana Vládia Martins Feitosa; Amilza Soares Paiva; Raimundo Bezerra Falcão; Francisco Jefferson Aragão; e Isabel Cecília de Oliveira Bezerra.

Compuseram a mesa, na Câmara Municipal de Fortaleza: o vereador Plácido Filho, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o conselheiro federal, Marcelo Mota; o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Sávio Aguiar; a coordenadora do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, Fernanda Cláudia Araújo da Silva; a coordenadora do curso de Direito da UniFametro, Juliana Wayss Sugahara; e a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá, Marlene Pinheiro.

Novos advogados

Após a solenidade, foram entregues as carteiras aos 27 novos advogados aprovados no Exame da Ordem. Para dar as boas-vindas, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, usou como exemplo o fato da vice-presidente, Vládia Feitosa, um dia ter afirmado que só assumia causas que fossem de acordo com seus princípios. “Então, essa é uma lição para vocês que vão iniciar essa jornada: sempre se preocupem com a biografia de vocês. A vida é muito rápida. Que todos possam traçar metas, agindo sempre com ética, e que possam se inspirar no exemplo da nossa querida Vládia. É uma longa caminhada, mas nada vence o trabalho com fé em Deus”, finalizou.