A OAB-CE realizou mais uma OAB Solidária, com a finalidade de prestar orientações jurídicas para a população sobre diversos temas, dentre eles, direito do consumidor, direito da família e direito trabalhista. A Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CEMCA) e a Comissão da Mulher Advogada (CMA), estiveram presentes na ocasião, que aconteceu na Escola Municipal José Moreira Leitão, no bairro Ancuri, no dia 24 de agosto.

A Coordenadora da OAB Solidária, membra da CEMCA e Conciliadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Elizabete Oliveira, informou que nesta edição foi atendido um caso de uma senhora que estava com receio de se direcionar ao fórum, por medo de lhe tomarem uma criança que cria desde bebê, e ainda está registrada no nome da mãe biológica. Com a história, foram passadas as informações das ações que deveriam ser feitas. Sobre essa orientação, ela diz que “dar essa contribuição, para mim, é algo magnífico. Vejo como uma oportunidade única de ajudar o cidadão. Essa ideia do Presidente Erinaldo Dantas foi muito louvável”, afirma. A Presidente da CEMCA, Suzyanne Pessôa, também comentou sobre o projeto, informando que “A OAB Solidária é uma importante iniciativa, pois nos aproximamos do cidadão, levando o nosso auxílio diretamente às comunidades, contando com a presença de vários colegas que se voluntariam para propiciar um pleno acesso à justiça”.

Elizabete Oliveira, informou ainda que, nesta edição, as dúvidas mais recorrentes foram sobre direito do consumidor. “Atendemos várias pessoas que estavam tendo problemas com cobranças indevidas da Enel, Cagece e com uma concessionária de carros. Em todos os casos, demos instruções, e fizemos o encaminhamento ao Procon”, afirma. . Além dos serviços prestados pela OAB-CE, também houve vacinação, atendimento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), atividades infantis, verificação de pressão, glicemia e educação sobre câncer de mama, entre outras atividades. A próxima ação da OAB Solidária vai ocorrer no bairro Passaré, no próximo sábado, dia 31.