Nesta quinta-feira (22), o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o diretor da Jovem Advocacia, Fernando Martins, a Conselheira Jovem e presidente da Comissão de Direito Militar da OAB Ceará, Sabrina Melo, e o secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Márcio Albuquerque, ministraram a palestra “Advocacia no início de carreira: os desafios do exercício da profissão”, na Faculdade Farias Brito, em comemoração ao Dia da Advocacia. Também estiveram presentes no evento, o coordenador do curso de direito da FFB, Eduardo Pragmácio; o advogado e professor, Murilo Gonçalves; a Coordenadora Adjunta do Curso de Direito, Vanessa Mendes; e o Coordenador de TCC e professor, Breno Lima.

Erinaldo Dantas fez questão de falar sobre a garantia das prerrogativas da advocacia, bem como a luta que toda a categoria deve travar pela não criminalização da advocacia. Em sua fala, o presidente da OAB Ceará, citou o exemplo de Mário Albuquerque, que foi o primeiro presidente da OAB Jovem e tinha como gesto desejar boa sorte e tranquilizar os candidatos na prova do Exame de Ordem. “Mário entrou nas salas para desejar boa prova e tranquilidade para os candidatos. Isso me serviu de exemplo e passei a fazer atualmente como presidente da Ordem”, afirmou.

Em sua fala, Mário Albuquerque abordou as leis que estabelecem as prerrogativas da advocacia e as principais dificuldades encontradas no início da carreira. Além disso, fez questão de destacar o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, na luta incansável, em defesa das prerrogativas.

Fernando Martins destacou os primeiros passos no exercício profissional e sobre como se adaptar à realidade. Além disso, ele incentivou os estudantes a quebrar paradigmas e ir em busca de mudanças. “O Ceará é o Estado com maior aprovação no Exame de Ordem. Façam por onde. Conquistem o espaço de vocês. A OAB disponibiliza espaços, cursos e serviços para a advocacia em todo o Estado, proporcionando um apoio efetivo para os operadores do direito. Não se afastem da Ordem”, conclamou.

Sabrina Melo, é ex-aluna da Faculdade Farias Brito e falou sobre a importância de buscar experiências logo no início da carreira. “A dica que dou é assistir às audiências nas áreas que você pretende atuar. O marketing jurídico, com conteúdo e informando o direito, também é essencial. Estudar, trabalhar e gerar conteúdo. Você não consegue abraçar todo o Direito, porque ele é muito amplo, então é fundamental se especializar em uma área e atuar nela para você ser conhecido nesse âmbito”, destacou. Sabrina Melo encerrou incentivando os acadêmicos a procurarem as comissões temáticas da OAB, como auxílio e fonte de aprendizado no início da carreira. “O caminho não é fácil, mas cada um é capaz de conquistar o seu espaço”, finalizou.

Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e estabelecer diálogo com os palestrantes. Um momento rico e de muita troca.