A OAB na subsecção de Itapipoca promoveu, no sábado (10), a “Campanha de Sangue da OAB Itapipoca e Loja Maçônica”. O projeto aconteceu no Centro da cidade de Itapipoca e colheu mais de 300 bolsas de sangue, assim como 11 medulas ósseas para o estoque pertencente ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce.

A ação foi realizada pela OAB Subsecção Itapipoca, com o apoio do Hemoce, Câmara Municipal de Itapipoca e Loja Maçônica de Itapipoca. Tendo como objetivo a fidelização de novos doadores, o projeto buscou sensibilizar as pessoas para o ato solidário e cidadão. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2017, cerca de 1,6% da população brasileira é doadora de sangue. Os jovens entre 18 e 29 anos destacam-se como maioria, representando cerca de 42% do total de doações registradas no país.

Para o presidente da Subsecção Itapipoca, Eurian Teixeira, a campanha proporcionou resultado efetivos. “Foi uma campanha de sucesso, onde colhemos um número excelente de bolsas de sangue. O foco do nosso projeto é incentivar e propagar essa boa ação, tentando alcançar o maior número de pessoas para que assim, tornem-se candidatos assíduos de doações”, ressaltou.

De acordo com o Hemoce, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; é preciso ter o peso mínimo de 50 quilos; estar bem alimentado; e estar em bom estado de saúde, sendo necessário que o candidato não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

O órgão destaca também que, os intervalos para doações de sangue são diferentes. Para homens, as doações podem ser realizadas a cada 2 meses, até 4 vezes por ano. Já as mulheres, podem doar a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

Esta já é a nona campanha realizada pela a subsecção de Itapipoca e, de acordo com Eurian Teixeira, a próxima ação está sendo viabilizada para o dia 23 de novembro.