Foi inaugurada, nesta segunda-feira (30), a sala da Sejud de 1º grau, com atendimento exclusivo para a advocacia, no Fórum Clóvis Beviláqua. A ação, fruto da parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal de Justiça do Ceará, representou mais um avanço para a classe, favorecendo não só advogados, como também o sistema judiciário e a sociedade.

“Nós estamos construindo um ambiente de cooperação que está rendendo bons frutos e, com isso, advocacia ganha porque, trazendo a visão dela do processo e a identificação dos gargalos, nós conseguimos, por exemplo, estabelecer o atendimento por telefone, o peticionamento eletrônico, bem como esta Central de Atendimento. E nós também nos beneficiamos porque diminui o número de atendimentos nas nossas secretarias de Varas, aumentam as visualizações do advogado no SAJ”, explica o presidente do TJ-CE, desembargador Washington Araújo.

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará, afirma que a sala representa exatamente o poder do bom diálogo entre a Ordem e o TJ-CE. “Já que se trata de uma secretaria unificada e os advogados precisam manter contato com os servidores da Sejud, entendemos que era necessária uma sala exclusiva para nós, operadores de Direito, para que fosse possível agilizar procedimentos e garantir o que todos querem: justiça. Então, essa foi a ideia que oferecemos ao Tribunal”. Em seu discurso, Erinaldo assegura que “essa sala é apenas mais um dos grandes avanços que nós vamos conseguir ao longo dessa gestão”.

Já a vice-presidente da Seccional, Vládia Feitosa, reitera que “os advogados podem esperar um bom atendimento, um atendimento diferenciado e continuar com esses novos projetos, essas novas ações que beneficiam não só a toda entidade, mas também a todos aqueles que do serviço da justiça se utilizam”.

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Ana Cristina Esmeraldo, explica que o serviço prestado na sala inaugurada hoje, no Fórum, é o mesmo que já acontece por telefone. “As mesmas informações que o advogado tem, buscando a Central de Atendimento, ele terá aqui, sobretudo de uma forma mais confortável e com servidores capacitados”.

Após a inauguração da sala, alguns advogados já passaram a utilizar o novo serviço. Henrique Fontenele, advogado que atua nas áreas cível e criminal, se mostrou satisfeito com o atendimento. “Excelente, ágil e confortável. O Tribunal e a OAB estão de parabéns e a gente espera que essa parceria se enrobusteça cada vez mais”, comenta.

No espaço, serão oferecidos esclarecimentos sobre: situações de processos, pedidos de impulsionamento, alerta de prazos decorridos para que haja movimentação, entre outros serviços que também podem ser atendidos pelo TeleJustiça.