O Conselheiro Federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Hélio Leitão, foi agraciado com a Medalha Dom Hélder Câmara, em sessão solene realizada nesta terça-feira (1), no Plenário Fausto Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi o propositor da solenidade.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), tendo os vereadores Evaldo Lima (PCdoB), Ésio Feitosa (PDT) e Larissa Gaspar (PT) como condutores do homenageado até o plenário da Casa Legislativa.

Antônio Henrique falou sobre a importância da Medalha Dom Hélder Câmara, criada para homenagear as pessoas que defendem os direitos humanos. “Dom Hélder foi um grande defensor e a Câmara, através do requerimento do vereador Evaldo Lima, escolheu Hélio Leitão e, hoje, fazemos essa justa homenagem”, disse o presidente.

O vereador Evaldo Lima, propositor da solenidade, destacou que o momento é de afirmação da dignidade humana e dos direitos humanos. “Esse momento é para prestar uma homenagem à trajetória de um dos mais importantes nomes da justiça, do direito, da dignidade social do Estado do Ceará, Hélio Leitão. A Medalha Dom Hélder Câmara foi aprovada pela Casa, por sua trajetória. Duas vezes presidente da OAB, faz parte do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, e, para nossa honra, neste momento, é o presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. Alguns dos grandes temas relacionados aos Direitos Humanos no Estado do Ceará, tiveram o Hélio Leitão como protagonista”, disse o parlamentar.

Além de Hélio Leitão, o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e o representante do Escritório Dom Aloísio Lorscheider, Cláudio Silva; foram homenageados pela Câmara Municipal de Fortaleza pelo compromisso com a causa dos Direitos Humanos.

Convidado a discursar, o presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, destacou a generosidade dos parlamentares, porque no Dia dos Vereadores homenagearam Hélio Leitão. “Dom Hélder Câmara tem uma história importante na minha família. Temos uma história de luta com ele. Também somos extremamente gratos ao Hélio, pois por onde andou neste mundo, olhou para quem mais precisa. Andou no mundo olhando o próximo e esse é um ato de humanidade. Recebe o abraço dos teus. Renova tuas energias, que nós vamos seguir”, destacou.

Em um ato voluntário dos presentes, o pai do presidente da OAB Nacional, Fernando Santa Cruz, morto no período do regime militar no Brasil, foi ovacionado pelos convidados.

Por sua vez, Hélio Leitão, falou da honra e da alegria de ter o reconhecimento da Casa do Povo de Fortaleza. “Há uma luta que desenvolvo ao longo de 30 anos na afirmação, promoção e defesa dos direitos humanos, seja no exercício da advocacia, seja nos cargos públicos que ocupei, seja nas minhas lutas de OAB, sempre tive a pauta dos direitos humanos como prioritária. É a pauta do respeito e da dignidade da pessoa humana. Receber essa comenda é motivo de maior orgulho para mim”, enfatizou.

Compuseram a mesa: presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; vereador Evaldo Lima; Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Hélio Leitão, homenageado; secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França; presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz; presidente da OAB-Ceará, Erinaldo Dantas; Conselheira Federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela Borges; vice- presidente Nacional da OAB, Luiz Viana; presidente da Academia Nacional de Direito, Roberto Victor Ribeiro.