Eleitores dos municípios de Tianguá e Irauçuba irão às urnas no próximo domingo (27) para eleger, pela terceira vez, seus respectivos prefeitos e vices. O fato decorre após os chefes do Executivo das referidas cidades terem os seus mandatos cassados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), por abuso de poder econômico e, no caso de Tianguá, também político.

Analisando todo o contexto de denúncias e com o intuito de fiscalizar as zonas eleitorais nestes dois municípios, a Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE estará de plantão, de 8h às 12h, em Tianguá e, das 13h às 17h, em Irauçuba. De acordo com o presidente da Comissão, Rafael Mota Reis, “Esses dois municípios já passaram por graves denúncias de abuso de poder, confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. São práticas que, infelizmente, estão enraizadas nas eleições desses municípios, e temos o dever de fiscalizar este pleito para tentar evitar mais crimes eleitorais”, disse.

 

Estarão aptos a votar, no próximo domingo, 50.363 eleitores em 180 seções com urnas, com colaboração de 720 mesários. A data limite para a diplomação dos eleitos em ambos os municípios é 11 de novembro de 2019. Os candidatos que forem eleitos terão pouco mais de um ano para realizar suas promessas de campanha, já que em outubro de 2020 serão realizadas eleições municipais em todo o País. “É importante que a gente saiba que eleições são despendidas com o dinheiro dos contribuintes. Essas duas que irão ocorrer no domingo, custarão mais de cem mil reais aos cofres públicos”, complementa Rafael.

Ao final do dia, a comissão emitirá um relatório das eleições e encaminhará ao Juiz da zona eleitoral, ao Conselho Seccional da OAB-CE e ao Tribunal Regional Eleitoral. Importante ressaltar que em 2016, dois dos pontos apresentados em relatório da Comissão foram a dificuldade da zona biométrica dos eleitores e a propaganda irregular, como santinhos.

 

As denúncias poderão ser realizadas para a OAB-CE através dos números de telefone:

– (85) 998 028 951 – Whatsapp

– (88) 3671-1401 – Tianguá

– (88) 3635-1234 – Irauçuba

 

 

Candidatos

Em Irauçuba, três candidaturas concorrem ao pleito de domingo. São elas: Cléia (prefeita) e Raimundo Alves Lopes (vice), pelo Podemos; Professor Clerdonio Avila (prefeito) e Romário Azevedo Ávila (vice), pelo PMN; e Geraldina Braga (prefeita) e Carlos Felipe de Sousa Fernandes (vice), pela coligação formada por PSD, PMB, PDT, PSDB e PC do B.

Já em Tianguá, o número de chapas registradas é um pouco maior. Disputarão o comando da prefeitura do município as candidaturas de Zé Terceiro (prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (vice), pelo Patriota; Haroldo Aragão (prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (vice), pelo PT; Valdeída do Jean (prefeita) e Fernando Alves de Menezes (vice), pela coligação composta por PDT e DEM; Valfrido (prefeito) e Luiz Gonzaga Paixão Fontenele (vice), pela coligação MDB e PPS; e Dr. Luiz (prefeito) e Alex Anderson Nunes da Costa (vice), pela coligação PSD, PSBD e PL.

Calendário eleitoral

De acordo com resolução do TRE-CE, no sábado (26), somente será permitido fazer campanha eleitoral com o uso de alto-falantes, amplificadores, distribuição de santinhos, adesivos e carreatas até as 22h. Já no domingo, dia da votação, não será permitido nenhum tipo de propaganda eleitoral. Segundo o Tribunal, os eleitores podem manifestar de forma silenciosa apoio aos candidatos. O início da votação está previsto para as 8h, com término às 17h. A apuração do resultado iniciará logo após o fim da eleição e a relação das chapas eleitas deve ser divulgada no mesmo dia.