O Outubro Rosa é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres no Brasil e no mundo. Diante da necessidade de fortalecer o cuidado preventivo com a saúde da mulher, a OAB Ceará abraça a causa e, através de uma ação conjunta envolvendo a Comissão da Mulher Advogada, a Comissão de Saúde e a Comissão de Esporte, realizará, no dia 25 de outubro, uma programação repleta de atividades com foco na prevenção do câncer de mama. A ação contará com o apoio do Movimento Outubro Rosa Ceará – A nossa luta é todo dia.

Para organizar mais detalhes do evento, foi promovida uma reunião, na última sexta-feira (4), com os membros das três comissões e também com a organizadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, onde ficou definido que serão realizadas palestras de conscientização e também ofertadas atividades esportivas e de promoção à saúde.  Além do evento que acontecerá na sede da seccional cearense, as comissões alinharam que também participarão dessa corrente de conscientização acompanhando as atividades promovidas pelo Movimento, durante todo o mês.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, Ricardo Madeiro, já está confirmada a participação do médico oncologista, Luiz Porto; de um representante da Secretaria de Saúde do Estado, um representante do setor jurídico do Centro Regional Integrado de Oncologia – Crio, que falará sobre os direitos das mulheres com câncer; além da coordenadora do Movimento Outubro Rosa, Valéria Mendonça, que falará sobre a origem do movimento e a importância do controle social na prevenção do câncer  e promoção da saúde.

Já para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, Christiane Leitão, “um braço do Outubro Rosa se chama ‘Advoca-se’. É, justamente, uma articulação para cobrar do poder público que as leis sejam cumpridas, no sentido de garantir o direito à saúde, oferecendo à população a realização de exames, o atendimento prioritário em caso de diagnóstico de câncer e acesso ao acompanhamento continuado”, afirmou.

Christiane Leitão também chamou atenção para um tipo de violência que algumas mulheres ainda sofrem dentro de casa. “Há muitos relatos de mulheres que não vão fazer os exames de prevenção, porque os maridos ou companheiros não permitem. Portanto, ainda temos muito a fazer quando o assunto é conscientização”, declarou.

EMBAIXADORA ROSA DA OAB CEARÁ

Na reunião do dia 04 de outubro, a advogada Elizabete Soares Oliveira foi nomeada Embaixadora Rosa da OAB Ceará. Após lutar e vencer um câncer de mama, Elizabeth atualmente lidera um grupo de advogadas fitness, focado nos cuidados com a alimentação e na prática de atividades físicas. “Fiquei surpresa e muito feliz com a indicação. Sou uma vitoriosa na luta contra o câncer e muito grata ao Senhor que cuidou de mim e me fortaleceu a todo instante”, afirmou.