O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), Timóteo Fernando, participou do 18º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), que teve como tema “conectar para transformar”. As mesas, das quais participam mais de cem palestrantes, foram divididas em três eixos temáticos: democracia, institucionalidade e inovação. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro, no Rio de Janeiro.

A saturação do mercado, o papel institucional da OAB, a crise econômica, os ataques recentes à categoria e a disseminação da inteligência artificial foram temas de destaque no encontro. Além disso, contou também com diversas personalidades no âmbito do direito para proferirem palestras acerca do assunto. Nomes como o presidente da seccional fluminense, Luciano Bandeira, abriu os trabalhos junto com a presidente da OAB Jovem do Rio de Janeiro, Amanda Magalhães, responsável pela organização do ENJA. O presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, foi representado pelo vice, Luiz Viana, que deu a palestra magna. O tema foi democracia e relações institucionais.

Na ocasião, Luiz Viana deu posse aos membros da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, pinçados dos grupos correlatos de cada Seccional. O ato foi conduzido pela presidente daquela comissão, Daniela Teixeira, que comemorou o fato de o tempo mínimo exigido de obtenção da carteira da Ordem para a participação política no sistema OAB ter sido encurtado. Desde o ano passado, basta ter três anos de carteira.

Estiveram na cerimônia o tesoureiro da seccional, Marcello Oliveira, o secretário-geral, Álvaro Quintão, o secretário-adjunto Fábio Nogueira, o presidente da CAA-RJ, Ricardo Menezes, a diretora de Mulheres da OAB-RJ, Marisa Gaudio, e a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez.

Também ocuparam o palco representantes de várias seccionais: o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira do Ceará (CAAIC), Timóteo Fernando; o presidente da Caixa de Assistência do Ceará, Sávio Aguiar; o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier; o presidente da OAB-MA, Thiago Morais; a presidente da Jovem Advocacia da OAB-RO, Larissa Rodrigues; o presidente da OAB-SE, Inácio Krauss; o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-MS, Janine Delgado; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-PB, Rafael Targino; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-AM, Sarah Serruya; o presidente da OAB Jovem do Rio Grande do Sul, Antonio Zanetti; e o presidente da OAB-Niterói, Claudio Vianna.