O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Ceará (TED/OAB-CE), Josué de Sousa Lima, decidiu pela suspensão incidental e cautelar, pelo período de 12 meses, de uma advogada presa na última quarta-feira (13).

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará informa que todos os processos administrativos disciplinares do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) são sigilosos, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente. Vale ressaltar que a jurisdição disciplinar é independente e autônoma da comum, atendendo ao princípio da independência entre as instâncias penal, civil e administrativa.

A iniciativa do presidente do TED busca preservar, essencialmente, a dignidade e a valorização da advocacia alencarina. A decisão final será submetida ao crivo do pleno do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Ceará.

A OAB Ceará declara o máximo de respeito à advocacia criminal, tendo convicção de que estes inscritos enobrecem a profissão e agem com respeito à ética, seguindo os princípios que regem o Código de Ética e Disciplina da advocacia.