Por ocasião do Dia da Mulher Advogada, comemorado no dia 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na quinta-feira (5), uma Sessão Solene em homenagem às Mulheres Advogadas. O requerimento foi de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT).

A vereadora Larissa Gaspar (PT), abriu a solenidade destacando a importância do reconhecimento. ‘“Estamos fazendo essa sessão para reconhecer o trabalho de importantes advogadas aqui da cidade de Fortaleza e do Estado do Ceará. São grandes mulheres, que vêm atuado na perspectiva, na promoção e na garantia dos direitos humanos e dos direitos sociais, mas que, sobretudo, carregam na sua atuação os direitos da mulher”, comentou.

A vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa esteve presente nesse momento de valorização da mulher advogada e, em discurso, reforçou a participação e o esforço da mulher na defesa dos seus direitos e conquistas. “É imprescindível que incentivemos a participação mais efetiva das mulheres, nos mais variados espaços de decisão, inclusive em nossa entidade de classe. É nesse sentido que, a OAB-CE vem liderando ações para combater esse cenário e promover a valorização feminina por meio de cursos, rodas de conversas e atendimentos”, destacou a vice-presidente da Ordem.

Christiane Leitão, ressaltou as bandeiras de luta e resistência da mulher advogada. “É com imenso prazer que participo desse momento tão especial, em que podemos destacar a advocacia feminina no nosso Estado. Nós, da Comissão, levantamos a bandeira pela não violência, capacitando e trabalhando para que possamos, através das colegas advogadas, prestar o melhor da nossa profissão. Buscando e orientando mulheres, juntamente com os demais braços da sociedade, defensoria e organismos sociais, trabalhamos exatamente para conscientizar de que, o que buscamos é respeito”, disse.

Raquel Andrade, reafirmou sobre sua identidade de mulher, negra e advogada. “Nem nos meus melhores e mais positivos sonhos, eu imaginei que um dia eu poderia estar aqui, nesse espaço, que não é um espaço pela construção oligárquica, racista, patriarcal e elitista da nossa sociedade, foi pensado para mulheres como eu. Uma filha de cozinheira, líder comunitária e nascida em uma das periferias mais violentas dessa cidade, que é o Bom Jardim. Eu não enxergo essa ruptura desse processo de desigualdade que nós temos, sem a exceção de nós mulheres no espaço de poder. Eu não enxergo democracia, eu não enxergo justiça. Nós somos agredidas, discriminadas apenas pela nossa condição de mulher. Eu espero que outras como eu, que vieram de onde vim, que vivenciaram o que vivenciei, em não muito tempo, também ocupem esses espaços”, reforçou.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, “já foram muitas as lutas pelas conquistas dos direitos das mulheres e pelo respeito às mulheres no mercado de trabalho. Infelizmente, ainda há um longo e árduo caminho para que todas as mulheres garantam os seus direitos e o seus reconhecimentos. Mas o trabalho da Ordem dos Advogados está sendo diuturno para que essa realidade possa mudar o quanto antes”, disse.

Foram agraciadas as advogadas: Christiane do Vale Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Mulher; Jacqueline Torres Martins Teixeira, Defensoria Pública; Julianne Melo dos Santos, advogada do Escritório Frei Tito; Cláudia Maria Santos da Silva, diretora Geral do PROCON Fortaleza; Jane Calixto, presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE; Nadja Furtado Bortolotti, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-CE; Lílian Daniele de Melo Viana; Sandra Moura de Sá; Raquel Andrade dos Santos Rosinere; Marques de Moura (Rose Marques); e Luanna Marley de Oliveira e Silva.