A OAB-CE está apoiando a “Campanha do Laço Branco – homens pelo fim da violência contra a mulher”, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra pessoas do sexo feminino. A iniciativa visa promover ações educativas para grupo de adolescentes homens, com foco na sensibilização para o enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher.

O lançamento do evento acontecerá amanhã, dia 6 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Ceará, a partir das 9 horas, no Salão Nobre da Presidência. O momento vai contar com apresentação da Campanha para os presentes, seguido de distribuição de material informativo. Às 14 horas, no auditório Murilo Aguiar, acontece transmissão e debate do documentário “Precisamos falar com os homens”, uma iniciativa da ONU Mulheres. O evento conta com a participação do psicólogo Daniel Costa (Instituto Promundo).

A 1º Vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Raquel Andrade, disse que a CMA e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, precisam estar atentas e em parceria com as campanhas dessa natureza pelo caráter educativo. “Nós precisamos de ações de educação de gênero, para evitar que a desigualdade de gênero naturalize a violência contra a mulher. Sabemos que, eminentemente, são os homens que cometem esse tipo de violência, então precisamos mobilizar, direcionar ações educativas para que os homens também sejam protagonistas dessa luta pelo fim da violência, que é um fato social, cuja a responsabilidade é de todos e todas”, salientou Raquel Andrade.

A Procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito informou que “é imprescindível a participação dos homens no debate sobre violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha não veio só para punir o agressor, ela trabalha com a prevenção, que é o mais importante. É nessa intenção que a gente convoca os homens a participarem desse debate e desconstruir, juntos, o machismo em nossa sociedade e construir uma convivência de harmonia entre homens e mulheres”.

Vale lembrar que a campanha é comemorada mundialmente, pois foi o dia em que um jovem de 25 anos atirou contra jovens estudantes da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, matando 14 mulheres e ferindo outras 14. Depois suicidou-se. O crime ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social.

Sobre a Campanha:

A Campanha do Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. No Brasil, algumas iniciativas pontuais começaram a ser delineadas em 1999, por meio de atividades dirigidas a essa temática, realizadas em Recife, pelo Instituto Papai e, em Brasília, pelo Promundo, com o objetivo de ampliar cada vez mais a rede, sensibilizando profissionais e/ou comunidades em geral. O lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001.