Em uma sessão solene, o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) celebrou, na quarta-feira (18), seus 88 anos de fundação, na sede da OAB Ceará. Muito emocionado, o presidente do IAC, João de Lemos, lembrou sobre a criação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em 1843, do que tem a honra de compor seu quadro social, e que teve a precípua incumbência de organizar e instituir a Ordem dos Advogados do Brasil, só concretizado quase 90 anos depois, em 1930. “Nosso projeto será empossar pelo menos um membro do IAC em cada subsecção. Desta forma, ampliaremos nossos relevantes serviços em todo o Estado. Por isso, nesta noite solene, é com grande alegria que recebemos os novos associados, homens e mulheres que chegam para somar as ações do nosso IAC. Com certeza, esse é um momento muito marcante para mim, para a nossa instituição”, ressaltou.

Através da portaria n° 03 de 2019, o Instituto dos Advogados do Ceará, aprovou a posse dos novos(as) associados(as):José Erinaldo Dantas Filho, presidente da OAB Ceará; Rafael Pereira Ponte, presidente da OAB Subsecção Sobral; e as advogadas Andrine Oliveira Nunes, Janayna Cássia de Alencar Lima Fontoura Cruz e Josilane Sousa do Nascimento Solon.

Representando o Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), o membro efetivo Hélio Leitão, também Conselheiro Estadual da OAB-CE e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional, destacou sobre as ações do IAC, no qual visam a promoção e fomento da cultura no Estado. “O instituto foi idealizado e criado por Eduardo Girão, Lolo Barreira e Edgar Cavalcante de Arruda, que tinha como objetivo principal cultivar os saberes jurídicos. Essa agremiação mãe, que nasceu em um contexto histórico de formação de pensamento constitucional brasileiro, estimula a formação de uma cultura jurídica autenticamente brasileira”, disse.
A advogada Janayna Lima, discursou em nome de todos os empossados agradecendo a todos os familiares, amigos e clientes pelo apoio e confiança depositados. “É uma felicidade muito grande estar participando do IAC, pretendo me empenhar nas atividades promovidas pela instituição e projetar ”, afirmou.

No ensejo, o presidente João de Lemos apresentou o livro “A Nova Advocacia”, obra elaborada pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil (IAB), sob a coordenação dos membros da Diretoria – Hélio Gomes Coelho Junior, Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins, e Gilberto Lopes Teixeira – a qual reúne artigos de grande relevância, inclusive havendo colaboração do IAC com textos de sua autoria e também do 1º vice-presidente, José Adriano Pinto. Como explica a coordenação do livro, a obra “é fruto de sugestões dos presidentes que compõem o Colégio de Presidentes dos Institutos Advogados do Brasil, consistente em solicitar que cada Instituto procedesse ao chamamento de seus associados à produção de artigos que orbitassem na temática do Ensino Jurídico, Exame de Ordem, Inteligência Artificial, Ética, Mercado de Trabalho, Os 25 Anos do EAOAB, que ocorre em 2019, com o fito de repensar a Advocacia”.

Ao final da solenidade, os presentes foram contemplados com uma palestra sobre “Ética e Compliance como pilares da cidadania”, proferida pelo advogado José Damasceno Sampaio.