A Diretoria do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), através do seu presidente, João Gonçalves de Lemos, convida a todos para a Sessão Solene em comemoração aos 88 anos de sua fundação. O evento ocorrerá no dia 18 de dezembro de 2019, às 18h, no Auditório do Plenário da OAB/CE.

Na ocasião o associado do IAC, Dr. José Damasceno Sampaio, proferirá palestra sobre “Ética e compliance como pilares da cidadania”. Além disso, o evento realizará, também, a posse de novos(as) associados(as), são eles: José Erinaldo Dantas Filho, presidente da OAB Ceará; e os(as) advogados(as) Andrine Oliveira Nunes: Janayna Cássia de Alencar Lima Fontoura Cruz; Josilane Sousa do Nascimento Solon; e Rafael Pereira Ponte.

O presidente do IAC, João de Lemos, lembra a criação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em 1843, do quel tem a honra de compor seu quadro social, que teve a precípua incumbência de organizar e instituir a Ordem dos Advogados do Brasil, só concretizado quase 90 anos depois, em 1930.

O Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), à semelhança do IAB, recebeu a incumbência de organizar e instalar a seccional da OAB no Ceará, missão transitória concretizada em 1933 e, no período, entre 1933 a nossos dias, o IAC permaneceu como organização dedicada ao estudo da ciência jurídica, vocação brasileira e cearense, valendo destacar, entre outros, o jurista Clóvis Beviláqua e, por igual, vem lutando em defesa do Ordem Jurídica e do Estado Democrático de Direito. João de Lemos lembrou e destacou uma associada do IAC que trabalhou fervorosamente em prol da sociedade e da advocacia, Wanda Sidou, que honrou os quadros sociais do IAC e da OAB/CE como advogada de presos políticos, na época do regime militar, enfrentando adversidades, perseguições e ameaças, em nome dos direitos humanos, inclusive defendendo pessoas sem condições de pagar honorários. Wanda Sidou é nome de destaque no Ceará e no País.

No mesmo dia será apresentado o livro “A Nova Advocacia”, obra elaborada pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil (IABs), do qual João de Lemos é membro, sob a coordenação dos membros da Diretoria – Hélio Gomes Coelho Junior, Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins, e Gilberto Lopes Teixeira – a qual reúne artigos de grande relevância, inclusive havendo colaboração do IAC com textos de autoria do presidente João de Lemos e do 1º vice-presidente, José Adriano Pinto. Como explica a coordenação do livro, essa obra “é fruto de sugestões dos presidentes que compõem o Colégio de Presidentes dos Institutos Advogados do Brasil, consistente em solicitar que cada Instituto procedesse ao chamamento de seus associados à produção de artigos que orbitassem na temática do Ensino Jurídico, Exame de Ordem, Inteligência Artificial, Ética, Mercado de Trabalho, Os 25 Anos do EAOAB, que ocorre em 2019, com o fito de repensar a Advocacia”.

Contamos com a presença de todos!