A Comissão de Direitos Culturais (CDCULT) da OAB-CE lançou, na quinta-feira, 20 de fevereiro, o primeiro programa de podcast da Comissão, intitulado “Artigo 215 – Maracatus”, que teve este tema pela proximidade com o carnaval. No episódio, foi conversado sobre o cotidiano dos Maracatus Cearenses, o início e suas formações, as simbologias do maracatu, dificuldades enfrentadas pelas agremiações, entre outros pontos. Para escutar, clique aqui.

O projeto do podcast tem como objetivo difundir e explicar o que são direitos culturais, para que se possa identificá-los e buscá-los no cotidiano, além de debater sobre cultura. A proposta nasceu em uma das reuniões mensais da Comissão no ano de 2019 e, desde então, vem sendo organizado e estruturado com envolvimento dos membros. Vale lembrar que o podcast será mensal, lançado sempre na terceira quarta-feira de cada mês.

A vice-presidente da CDCULT, Cecília Nunes destaca com alegria essa iniciativa. “Pensamos em abordar os desafios e as conquistas dessas manifestações culturais tão fundamentais para o Ceará. Muito em breve estaremos gravando as próximas edições”, disse.

Os convidados desta edição foram Cristiano Simão, um dos membros da Comissão e integrante do Maracatu Nação Iracema, e Marcos Gomes, um dos dirigentes do Maracatu Az de Ouro, o mais antigo do estado. Além disso, também participou da gravação do programa a jornalista Ana Rabelo, que além de auxiliar com a questão técnica da produção, também apresentou o programa junto com o presidente da Comissão, Paulo Maranhão.