Na quarta-feira (5), a OAB-CE recebeu 53 novos advogados e advogadas durante solenidade de entrega de carteira. Na ocasião, o presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas, chamou atenção para um momento relevante da advocacia brasileira: A criminalização de Violação das Prerrogativas da Advocacia.

“Desde o dia 3 de janeiro do corrente ano, a Lei de Abuso de Autoridade (n° 13.869/19) passou a vigorar. Assim, a sociedade brasileira e a classe advocatícia garantiram um equilíbrio de forças entre acusação, julgadores e defesa. Sabemos que são inúmeras as situações em que os advogados são impedidos de exercer sua profissão, em total prejuízo à defesa. Contudo, é fundamental que essa garantia legalmente conquistada não seja confundida com o conceito de privilégio”, comentou.

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional e Conselheiro Federal da OAB-CE, Hélio Leitão, compôs a mesa de abertura e reforçou no que diz respeito ao papel social da advocacia, bem como os preceitos básicos que envolvem a classe. “Devemos exercer a profissão com honra, ética, respeito, coragem e bravura, honrando a confiança que a população tem em nós. Desde 1933 a Ordem dos Advogados mantém uma história de lutas, sempre ao lado da cidadania e dos interesses do nosso povo. Uma entidade que se coloca ao lado do nosso povo, ao lado da cidadania, do respeito aos direitos e garantias fundamentais, ao lado da promoção e da justiça social”, ressaltou.

Júlia Buson, membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), destacou as principais atividades da Comissão, prestando também, apoio e serviço a toda a classe advocatícia, em especial aos novos advogados e advogadas da OAB-CE. “Convido a todos para participarem da CAAIC, o trabalho principal da nossa Comissão é agregar valores ao advogado(a). É também uma ótima oportunidade para o “network”, pois a partir daí, você terá um direcionamento maior, recebendo orientações de quem já trabalha no ramo, trabalhos de mentores e tutores. A Ordem é de vocês, aproveitem tudo o que é proporcionado”, disse.

O ex-presidente da OAB Ceará, Paulo Quezado, esteve presente nesse momento de celebração e comentou sobre as dificuldades do(a) advogado(a)s em início de carreira, ressaltando que, “a luta é difícil, mas não desanimem. Não falta emprego para quem quer advogar, isso é questão de determinação profissional. Sigam em frente e sejam bem-vindos a esta casa de lutas e conquistas”, pontuou.

A recém-advogada, Christiane Sousa de Castro, recebeu sua tão sonhada carteira da Ordem ao lado de seus familiares. Com um sorriso no rosto, ela ressalta sua luta e vitória na advocacia. “Esse momento é um momento único. É inesquecível, principalmente porque os meus familiares estão aqui, participando comigo. Não tenho palavras para dizer o tamanho desse sentimento dentro de mim, pois levei 5 anos e meio para me graduar, engravidei no período, mas não parei, não quis parar meus estudos. Assim que me graduei, fiz o Exame de Ordem e passei. Graças a Deus estou aqui”, comentou.

Na ocasião, o Diretor Acadêmico da Escola Superior de Advocacia (ESA) e presidente da Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência da OAB-CE, Leonardo Leal, contou sobre o trabalho desenvolvido pela ESA e reforçou a importância da participação nas comissões temáticas e eventos da seccional. Já o Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Sávio Aguiar, apresentou os serviços e benefícios oferecidos pela Caixa à classe.

Compuseram a mesa: Erinaldo Dantas, Presidente da OAB-CE; Hélio Leitão, Conselheiro Federal da OAB-CE e Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos do CFOAB; Paulo Quezado, advogado e ex-presidente da OAB-CE; Sávio Aguiar, Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE); Leonardo Leal, Diretor Acadêmico da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE); Júlia Buson, membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC).