A OAB Ceará teve a honra de realizar a solenidade de atribuição do nome da advogada Wanda Rita Othon Sidou ao Plenário do Conselho Seccional. Amigos, colegas e admiradores fizeram-se presentes, no dia 4 de março, para juntos, aplaudir e homenagear um grande nome da advocacia feminina cearense. O momento, marcado por emoções e recordações dos seus feitos, foi celebrado juntamente com o seu irmão, Ari Othon Sidou, amigos e colegas militantes.

Para iniciar a solenidade, o coral da OAB Ceará presenteou os presentes com o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, discursou que Wanda Sidou foi a primeira mulher Conselheira e Diretora da OAB-CE. “Essa homenagem é mais que justa, pois foi uma mulher relevante, não só para a advocacia feminina. Este é um grande salão, um local de encontro do órgão máximo da OAB que é o Conselho, e está justamente sendo homenageado hoje, com o nome desta grande advogada”, afirmou.

Prestigiando esse grande momento, o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, afirmou ser muito importante dizer para as outras pessoas, em especial aos mais jovens, o valor que é preciso preservar o bem, o bom e o verdadeiro. “O nome de Wanda Sidou a este plenário, é uma forma de ajudar a preservar a nossa história, em especial a do Ceará. E, sobretudo, da atuação da advocacia feminina”, disse.

Ari Sidou, advogado e irmão da homenageada, agradeceu, muito emocionado, a todo o sistema OAB, em especial ao presidente da instituição, Erinaldo Dantas, pelas atividades reconhecidas por sua querida Wanda. “Ela foi uma das criaturas mais notáveis que eu conheci em toda a minha vida, além de irmã, era amiga e orientadora. Ela foi uma pessoa tão sensacional que no tempo da ditadura militar, no auge do AI-5, ela, como advogada jovem, teve a coragem de realizar denúncias contra maus tratos e torturas. Wanda possuía altivez, um auto idealismo incrível, e isso sem receber nenhum centavo de ninguém. Hoje, para a satisfação de todos nós que integramos a OAB, Wanda recebe duas homenagens, uma dando o nome ao auditório, e outra pela a criação da outorga da medalha Wanda Sidou. Nunca vi uma homenagem tão justa, tão merecida. Por isso, nós que integramos a família Othon Sidou, estamos envaidecidos e cientes dessa importante e singela homenagem”, afirmou.

No ensejo, foi realizada a outorga da medalha Wanda Sidou à advogada militante na defesa dos direitos humanos, Amailza Soares Paiva. Em seu discurso, Amailza destacou que suas primeiras palavras não poderiam ser outras, a não ser de agradecimento. “Fico extremamente grata por estar na presença de meus amigos, familiares e colegas; e a todos que me presentearam com tão importante outorga, por receber a mais valiosa de todas as homenagens, a Medalha Wanda Sidou. Por fim, temos que dar continuidade ao legado e atuarmos exercendo uma advocacia competente, mostrando a excelência em nosso trabalho, sendo comprometidos com a verdade, combatendo as desigualdades, defendendo a diversidade, e buscando realizar o sonho de que um dia, todos seremos iguais”, ressaltou.

A solenidade também contou com a presença Conselheiro Federal da OAB-CE e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão; Vládia Feitosa, vice-presidente da OAB-CE; Daniela Borges, presidente Nacional da Comissão da Mulher Advogada; Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE; Fernanda Marinela, primeira presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e Ari Sidou, advogado e irmão da homenageada.