Uma comitiva da OAB-CE, representada pelo presidente, Erinaldo Dantas; vice-presidente, Vládia Feitosa; diretor adjunto da jovem advocacia, Fernando Martins; e a conselheira estadual, Isabel Cecília, participaram da solenidade de inauguração de duas salas de apoio ao advogado nas Comarcas de Itapiúna e Capistrano. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 9 de março, nos respectivos Fóruns de cada município, e contou com a presença de toda a diretoria da OAB na Subsecção do Maciço de Baturité, presidente, Janaína Nunes; vice-presidente, Alysson Aragão de Aguiar; secretário-geral, José Gomes Leal Filho; e a tesoureira, Tallita Saraiva Santos.

A primeira sala inaugurada do dia foi a do Fórum Doutor João Viana de Araújo, no município de Itapiúna. O homenageado para dar nome ao local foi o advogado Francisco Augusto Nunes Pinheiro, pai do ex-presidente da Subsecção do Maciço de Baturité, Felipe Augusto Barbosa Pinheiro. “Augusto foi um grande advogado que desempenhou seu trabalho com maestria em prol da advocacia do interior”, destacou o filho.

Na ocasião, a esposa do homenageado, Maria Zuleide Barbosa Pinheiro, falou um pouco sobre o advogado, informando que “ele foi um grande homem. Conseguiu formar três filhos, tarefa essa que não foi fácil. É importante dizer que ele não deixou apenas três filhos advogados, pois todos os três seguiram a carreira do Augustinho, mas ele deixou para eles e para todos os que conviveram com ele o exemplo de dignidade, honestidade e humildade que um ser humano pode ser”, enfatizou a esposa.

No ensejo, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, afirmou sobre a sua felicidade em estar inaugurando mais um equipamento que beneficiará toda a advocacia do interior. “Estou muito feliz em estar aqui hoje. A nossa intenção é, ao longo de nossa gestão, poder reformar e, consequentemente, inaugurar todas as 200 salas de apoio ao advogado espalhados pelo nosso Estado. A advocacia do interior merece todos os mecanismos para trabalhar da forma mais digna e justa possível”, salientou o presidente da Ordem.

A outra sala inaugurada foi no Fórum Desembargador Aurino Augusto de Araújo Lima, no município de Capistrano. O homenageado foi o advogado Antônio Nilson Cavalcante Lima, que adotou Baturité como sua cidade natal. O filho do homenageado, João Pedro Sobral Lima, agradeceu à presidente da Subsecção do Maciço de Baturité, Janaína Nunes, e aproveitou o ensejo para falar um pouco sobre o pai. “Gostaria de agradecer à Janaína Nunes por todo empenho em conseguir essa sala maravilhosa. Acompanhei desde muito cedo o meu pai na advocacia, pude ver as dificuldades que ele tinha em trabalhar na capital e principalmente aqui no interior. Quantas vezes precisava da sala de advogado para poder fazer algo relativo ao processo e não se tinha a estrutura necessária. Então, poder observar essa igualdade entre os advogados da capital e do interior me enche o coração. Ele, para mim, foi um grande exemplo de homem e profissional. Muito obrigada por esta homenagem”, disse o filho do homenageado.

A vice-presidente da Ordem Alencarina, Vládia Feitosa, destacou a relevância da inauguração das salas, que servirá não só para a advocacia, mas também para a toda a população. “A inauguração dessas salas é um grande benefício para a sociedade e também para toda a população, pois, vale lembrar que é para os jurisdicionados que o sistema de justiça funciona. A OAB-CE tem desempenhado seu papel e essa gestão tem mostrado o quanto está trabalhando em prol da advocacia do interior. Isso é apenas o começo, temos ainda muito trabalho pela frente. Tenho certeza que sairemos dessa gestão com o sentimento de dever cumprido”, ressaltou Vládia Feitosa.

A juíza Patrícia Fernanda Toledo Rodrigues, que atua nas duas comarcas, pontuou que as Salas de Apoio aos Advogados servem como um mecanismo para auxiliar ainda mais o trabalho da advocacia como um todo. “Mais uma sala que ajudará aos advogados e advogadas da região. Esse tipo de espaço é muito importante, pois possibilita à advocacia uma troca de informações entre os profissionais, além de de proporcionar um local digno aos advogados e advogadas”, afirmou a juíza.

“Muito me alegra em saber que na OAB-CE nós temos diretores e representantes que continuam nesse trabalho de reconhecimento da necessidade da valorização da advocacia do interior, que deve ser igualitária com a da capital. Gostaria de externar aqui a minha grande felicidade em estar inaugurando essas salas que facilitam o trabalho de toda a advocacia”, afirmou a presidente da Subsecção do Maciço de Baturité, Janaína Nunes. Na ocasião, ela também agradeceu a presença de todos da Ordem durante o evento.

Após a inauguração das salas, a vice-presidente da Ordem, Vládia Feitosa, e a Conselheira Estadual da OAB-CE, Isabel Cecília, participaram de um talk show sobre “Mulheres que se destacam no Mundo Jurídico”, ocorrido na Faculdade do Maciço de Baturité. Na ocasião, as advogadas falaram sobre os seus trabalhos e destacaram a importância de sempre se qualificarem e estudarem ainda mais para desempenhar seus respectivos trabalhos com conhecimento e grande sabedoria.