A 2ª sessão ordinária do Conselho Consultivo OAB Jovem aconteceu na tarde desta quarta-feira (08/07) e logo em sua abertura, o advogado Emiliano Rodrigues Fortaleza foi empossado, pelo presidente da Ordem Alencarina, Erinaldo Dantas, no cargo de conselheiro suplente do Conselho. Na ocasião, agradeceu a oportunidade e a confiança.

Dantas aproveitou e ressaltou a importância da aprovação, por unanimidade, do regimento interno do Conselho Jovem, durante a última sessão ordinária do Conselho Seccional, ocorrida no dia 25 de junho. “Após quase sete anos de criação do conselho jovem, estamos fazendo história com essa aprovação. Ter uma regulamentação própria irá colaborar com os trabalhos já desenvolvidos e, com certeza, é um momento para celebrar essa vitória e planejar novas ações. A jovem advocacia tem e sempre terá todo o meu respeito e admiração”, declarou o presidente da OAB-CE.

Na conjuntura, ao longo da sessão, foi aprovado o processo sobre o envio de requerimento ao Conselho Estadual da OAB/CE para que este encaminhe ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, uma proposta de inclusão e alteração no Regulamento Geral (RGOAB) no sentido de assegurar autonomia financeira para execução de políticas voltadas a valorização da jovem advocacia, de acordo com as diretrizes do Provimento nº 162/2015 do CFOAB.

Segundo o relator do processo e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB-CE, Timóteo Fernando, a proposta visa incentivar ao jovem advogado uma crescente valorização com medidas eficazes.“Já existe regulamentado como é a divisão dos valores arrecadados, pelas anuidades, e estou propondo que seja repassado 1% para política de valorização da jovem advocacia. Queremos zelar pela independência, autonomia e respeito dos mesmo”, explicou.

O conselho também aprovou, por aclamação, o requerimento acerca do ofício à Escola Superior de Advocacia – ESA/CE, propondo a realização do módulo de aperfeiçoamento da Língua Portuguesa e redação jurídica, concurso de editais para a seleção de artigos jurídicos e o programa de tutoria jurídica para interessados no magistério.

Além disso, outro tema colocado em discussão e aprovado da pauta, foi o requerimento de autoria do diretor adjunto para a jovem advocacia, Bruno Ellery; e do presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB-CE, Timóteo Fernando a respeito da solicitação de envio de ofício à Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará para autorização de participação de jovens advogados em sessões virtuais na qualidade de ouvintes.

De acordo com Bruno Ellery, o requerimento propõe levar experiência e prática, aliando o conhecimento acadêmico com a vivência da profissão, para aqueles estudantes que buscam outras formas de aprendizado. “Acompanhar as audiências é uma forma de aprender mais e amadurecer na profissão, além de colaborar com a qualificação profissional da jovem advocacia“, afirmou.

Na ocasião, os conselheiros ainda debateram sobre a realização do “II Encontro Estadual da Jovem Advocacia”, em ambiente virtual. O evento, previsto para o mês de agosto, irá reunir profissionais de diversas áreas para discutir temas com foco no público alvo. Em breve, será realizado reuniões para o alinhamento do evento.

A reunião aconteceu através de uma plataforma digital e teve transmissão simultânea pelo canal do Youtube da Entidade.