A OAB-CE passará a contar com placas inclusivas e educativas em todos os banheiros masculinos e femininos da Seccional, com o intuito de que todos da sigla LGBTQIA+ se sintam confortáveis em utilizá-los conforme sua identidade de gênero. A medida foi aprovada pelo presidente Erinaldo Dantas, após requerimento de autoria da membra do Conselho Consultivo Jovem da OAB/CE e secretária-geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da OAB-CE, Ivna Costa.

As placas serão incluídas com a frase: “A OAB-CE respeita a diversidade. Sinta-se à vontade para utilizar este banheiro de acordo com a sua identidade de gênero”. Segundo o requerimento, a ação visa chancelar dignidade, empatia e respeito frente à população LGBTQIA+.

Ivna Costa explica que para um membro da população LGBTQIA+ uma simples ida ao banheiro pode se tornar um grande transtorno, sobretudo para a sigla transgênero, uma vez que uma parcela da sociedade não os aceita como homens e como mulheres. “É de grande relevância social a OAB-CE encampar essa luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero sob viés prático. A fim de começar a conscientizar cada cidadão, cada advogado(a), que ingressar em nossa instituição, que se faz inarredável o respeito à diversidade”, defende.

Para o presidente Erinaldo Dantas, a medida vai ao encontro da postura da Ordem de valorização da diversidade com ações inclusivas da gestão 2019/2021, como a maior participação das mulheres advogadas e posse de membros sociais nas Comissões Temáticas. “O incentivo à inclusão é fundamental para que a OAB não seja uma instituição de apenas homens ou de uma única cultura. Ter pessoas de todas as vertentes, inclusive culturais, é o que fortalece a instituição”, destaca.