O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, participou no domingo (02/08), da live “OAB Pela Democracia”, promovida pela OAB Nacional. Nesta edição, foram reunidos os presidentes seccionais da região Nordeste do Brasil. A live é parte da campanha que busca sensibilizar toda a advocacia na defesa dos direitos e garantias fundamentais de nossa carta cidadã. O ato é organizado pela Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia e, além dos presidentes das seccionais do Nordeste, contou também com a presença do presidente da Comissão, Nabor Bulhões; do ex-presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; do vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana; do secretário-geral do conselho federal, José Alberto Simonetti.

Durante momento de fala, Dantas afirmou “ser uma excelente oportunidade de debater a democracia e a advocacia. A Ordem assume uma posição de relevância na sociedade brasileira e os advogados devem servir como formadores de opinião, expressando a importância da democracia para o bem todos”, comentou.

Além disso, o presidente da seccional cearense reiterou que a OAB é uma peça fundamental na defesa da democracia e da sociedade. “Cumprimento a todos pela iniciativa de tentar integrar ainda mais a sociedade nas suas lutas. Sem advogado não há direito, você não consegue ter o Estado Democrático de Direito. São os advogados que brigam pela democracia, que é um bem muito precioso. Vamos acabar com essa política do ódio, que a gente saiba respeitar as diferenças e que esse movimento envolva os advogados como formadores da opinião, para que eles levem para todos ao seu redor a importância do Estado Democrático de Direito”, complementou Dantas.

O membro honorário vitalício Marcus Vinícius Furtado Coêlho, lembrou que não existe democracia sem advogado, da mesma forma que não existe advogado sem democracia. “Nossos dirigentes são grandes guerreiros, lutadores, defensores diários da advocacia, da cidadania e da democracia. OAB tem cumprido a sua missão. Tivemos uma enorme vitória com a criminalização da violação das nossas prerrogativas, que são prerrogativas da sociedade. Nós, dirigentes, temos que tornar essa lei eficaz, denunciar abusos contra a classe. Assim, defendemos a democracia”, afirmou.

Luiz Viana, afirmou que a Ordem conta com o comprometimento de todo o sistema para promover o debate sobre a nossa democracia, em defesa do Direito, da vida, do emprego e das liberdades. “Só existe democracia onde se garantem os direitos humanos e por outro lado, só existem direitos humanos na democracia. Todo governo que se afasta ou desrespeita os direitos fundamentais, perde a legitimidade democrática, porque descumpre o pressuposto de conteúdo mínimo da democracia. Nesse momento que vive o Brasil, é importante que nós da OAB possamos sinalizar aos colegas advogados aquilo que entendemos como o mínimo indispensável para a defesa do Estado Democrático de Direito”, disse.

Nabor Bulhões, ressaltou que a defesa de democracia representa a própria defesa da Constituição Federal. “A nossa Constituição é vista como uma das mais avançadas do mundo. Ela é equiparada às melhores plataformas de direitos humanos e de garantias sociais do mundo. O grande desafio, que é permanente, está nesse processo contínuo, que é a construção da democracia. Não existe democracia acabada. O grande desafio está em efetivar esse sistema. A Ordem, no ano em que completa 90 anos, dá, mais uma vez, demonstração de sua capacidade de mobilização, na apenas dos advogados, mas da sociedade brasileira. Não basta uma Constituição notável, é preciso que, diuturnamente, estejamos comprometidos nessa luta por sua efetivação”, falou.

Participaram do evento o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa da Silva Júnior; presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira; presidente da OAB-MA, Thiago Diaz; presidente da OAB-PB, Paulo Maia; presidente da OAB-PE, Bruno Baptista; presidente da OAB-PI, Celso Barros; presidente da OAB-RN, Aldo de Medeiros; presidente da OAB-SE, Inácio Krauss.

*Com informações da OAB Nacional