No dia 16 de agosto, a presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas (CPPD) da OAB-CE, Vanessa Venâncio, participou de uma reunião virtual, a convite da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), para discutir a criação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.

A pauta esteve voltada na criação do órgão, possíveis resultados e modelos de minutas para a instalação do projeto de lei a ser apresentado para a fundação do conselho. De acordo com Vanessa Venâncio, a comissão vem atuando ativamente no cenário público relacionado ao uso e consumo de drogas. “Mesmo durante a pandemia, realizamos lives com membros da comissão e outros representantes para abordar cada vez mais intensamente o tema. Com toda a certeza, conseguiremos, juntos, propor melhorias para a criação deste projeto do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas”, reiterou.

Após todas as tratativas analisadas no encontro, a presidente da Comissão da OAB-CE requereu a realização de uma segunda reunião para a apresentação e viabilização de novas propostas específicas de alterações do projeto inicial com os membros da Diretoria da Comissão da OAB-CE. Em reposta, a Secretaria informou que seriam analisadas as sugestões propostas e propôs data para o próximo debate.

Também participaram da reunião a primeira vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas (CPPD) da OAB-CE, Arnelle Peixoto; Brenda Lacerda, Secretária Geral; Rachel Marques, Secretária Executiva de Políticas sobre Drogas das SPS-CE; e as profissionais técnicas da SPS-CE: Aline Bezerra; Lidiane Rebouças e Magda Coelho.