A Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE realiza, nos dias 23 e 24 de outubro, o “II Congresso de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional do Ceará”, trazendo como tema “As tecnologias nas práticas pedagógicas na Educação Jurídica”. Contando com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), o evento é gratuito e já está com inscrições abertas. Clique aqui para participar.

Visando melhorias na formação da advocacia, a presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE, Vanessa Oliveira, destaca que o evento visa fomentar o debate. “Com a presença de renomados profissionais de todo o Brasil, estaremos debatendo as práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, os impactos da pandemia do coronavírus, a interdisciplinaridade, a transversalidade das práticas e a educação jurídica como um todo”.

O evento virtual ainda contará com a formação de uma mesa sobre “Práticas Docentes Durante a Pandemia” e outra com a participação de coordenadores do curso de direito no Estado do Ceará para trocas de experiências.

O Congresso será transmitido através do canal no YouTube da ESA Ceará. O evento que conta com debates relevantes da área jurídica, terá emissão de certificados. As vagas são limitadas.  Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira programação:

SEXTA-FEIRA (23/10/2020)

18h30min – “MESA” VIRTUAL DE ABERTURA

Vanessa Batista Oliveira – Advogada, Professora universitária, Mestre em Direito, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE, Membro da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB Nacional.

José Erinaldo Dantas Filho – Presidente da OAB-CE

Ana Vládia Feitosa – Vice presidente da OAB-CE

Eduardo Pragmácio – Presidente da ESA

Presidentes de CEJs interior

Diretoria da OAB (Jane, Bruno, Marco Antonio, Fernando)

SEXTA-FEIRA (23/10/2020)

19h00min – Palestra de Abertura: “Novas Tecnologias e o Ensino Jurídico”.

1. Salete Oro Boff

Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora e mestra em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência como docente da Graduação e da Pós-Graduação (lato e stricto sensu); como Coordenadora de Curso de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado em Direito. É coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado – em Direito da Faculdade Meridional (IMED). É professora da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa-CNPq “Direito, Novas Tecnologias e Desenvolvimento’.

1. Felipe Calderón-Valencia

Ph.D. en Derecho, Université Panthén-Assas (Paris 2); Magister en Derecho Público Comparado, Université Panthén-Assas (Paris 2); Magister en Historia del Derecho, Université Panthén-Assas (Paris 2); Abogado, Universidad de Manizales. Docente-Investigador del Centro de Investigaciones Jurídicas (CIJ) de la Universidad de Medellín. Coordinador de la línea de Sostenibilidad, Justicia Económica, Derechos Humanos y Empresa (SJEDHE) de la Clínica Jurídica de Interés Público de la Universidad de Medellín. Copresidente de la Sección de Justicia Transicional de la Association de Juristes Franco-Colombiens -AJFC (Francia/Colombia)

1. Valter Moura do Carmo

Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR com período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e doutorado em Direito pela UFSC (2016), tendo realizado o doutorado sanduíche na Universidade de Zaragoza (Espanha) e período de investigação na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Marília – UNIMAR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIMAR. Diretor de relações institucionais do CONPEDi. Editor da Estudos: Revista de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UNIMAR e editor-adjunto da Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos.

SÁBADO – (24/10/2020)

09h00min – Palestra de Abertura do segundo dia: “Educação jurídica e metodologias em aulas online”.

1. Prof. Dr. Paulo Carvalho

Doutor pela Universidade de Lisboa; professor e coordenador no Curso de Direito da UNI7.

1. Prof. Dr. Nitish Monebhurrun

Doutor pela Escola de Direito de Sorbonne-Paris; professor da UniCEUB.

1. Prof. Dr. José Garcez Ghirardi

Doutor pela Universidade de São Paulo, com pós doutorado no Collège de France; Coordenador do observatório do ensino do Direito da FGV-SP.

SÁBADO – (24/10/2020)

10h30min às 12h00 – Ensino Jurídico Participativo e Inovação – o que aprendemos com a pandemia?

1. Marina Ferfebaun

Professora e coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa em Inovaçao FGV Direito SP

1. Mônica Sapucaia Machado

Doutora e mestre em direito político e econômico; professora permanente dos programas de mestrado do IDP em Brasília e São Paulo; autora do livro Direito das Mulheres: educação superior, trabalho e autonomia; advogada.

1. Jana Brito

Advogada, Pesquisadora e Consultora. Possui doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Machenzie com estagio internacional na Universidade de La Rochelle. Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará; Pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas. Consultora ad hoc do CNPq. Diretora executiva do Petit Comité de Recherche, consultoria em ensino, pesquisa e inovação.

FÓRUM PERMANENTE COORDENADORES*

INICIATIVAS DOCENTES*

Serviço
II Congresso de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Ceará OAB-CE