A Coordenadoria Geral de Mentoria Jurídica, vinculada à Diretoria da Jovem Advocacia em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), foi apresentada nesta quarta-feira (16), durante a 2ª Sessão Extraordinária do Conselho Jovem da OAB Ceará. Estarão à frente desse projeto o diretor institucional da Jovem Advocacia, Bruno Ellery; o Coordenador Geral de Aperfeiçoamento Jurídico e Mentoria e ex-presidente da OAB Jovem, Marcelo Muniz; e o diretor para Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes.

A Coordenadoria Geral de Mentoria Jurídica atuará em dois seguimentos. O primeiro é a mentoria jurídica profissional, que é voltada para advocacia prática, onde aqueles profissionais mais experientes vão compartilhar as suas vivências com os advogados e advogadas com até dois anos de OAB. O segundo, é a mentoria acadêmica, voltada para os profissionais que pretendem lecionar. Nesse caso, os mais experientes vão compartilhar programações de aulas, organização e como se formata o conteúdo.

Segundo Bruno Ellery, a ideia é fazer com que os advogados e advogadas que saem da faculdade mergulhados na parte teórica e com pouca experiência prática, possam vivenciar a advocacia e o magistério. “A Coordenadoria Geral de Mentoria Jurídica vai oportunizar que a jovem advocacia possa engrandecer as suas carreiras”, destacou.

O Coordenador Geral de Aperfeiçoamento Jurídico e Mentoria da OAB-CE, Marcelo Muniz Baptista Viana, apresentou as etapas de implementação do projeto e frisou que o compartilhamento de experiências é necessário para permitir o crescimento profissional daqueles que estão ingressando na carreira agora.  “É muito importante oferecermos uma visão prática no processo de mentoria. Precisamos fazer um esforço para mostrar os caminhos que o jovem advogado e a jovem advogada precisam percorrer para consolidarem suas carreiras”, disse.

Átila Gomes destacou o alcance que o projeto poderá ter, uma vez que acontecerá de forma telepresencial. “Vai ser a primeira vez que o curso preparatório e a mentoria vão acontecer em formato digital, promovendo também o acesso para os advogados e advogadas do interior. Esse avanço que a ESA está proporcionando cria um nivelamento na advocacia e estreita mais os elos”, afirmou. O diretor abordou também as parcerias realizadas com as universidades, que proporcionam intercâmbios de ensino e culturais, gerando uma série de benefícios para a classe.

Para o presidente da OAB Jovem, Timóteo Fernando, é importante que a mentoria tenha a participação tanto do Conselho Jovem como da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB Ceará, pois possibilitará um número de maior de orientadores. “Esse engajamento daqueles que já estão no mercado há pelo menos 4 anos vai possibilitar que mais orientandos possam participar”, afirmou.

As inscrições poderão ser feitas pelo site da ESA-CE ainda este mês. Os mentores serão advogados que já tenham experiência comprovada e que vão compartilhar suas rotinas com os colegas. O projeto será virtual, durante um mês, com encontros semanais. Cada encontro terá um tema específico. Entre eles: Os desafios gerais da advocacia, gestão do escritório, honorários, audiências, entre outros.